quinta-feira, 29 de agosto de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do Telegram, Meta e hakers chineses

Pavel Durov, fundador do Telegram, foi preso devido a acusações relacionadas à falta de moderação da plataforma em casos de abuso sexual infantil, facilitação de tráfico de drogas, fraude organizada, lavagem de dinheiro e outras transações ilegais, informou a Justiça francesa. O Telegram também é acusado de não cooperar com as autoridades quando solicitado a fornecer informações ou documentos e de falhar em certificar suas características criptográficas. A prisão gerou especulação e atenção internacional, com alguns sugerindo motivações políticas por parte do governo francês, que negou qualquer envolvimento na detenção, afirmando que a ação é resultado de uma investigação judicial independente. (Techcrunch)

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, acusou o governo americano de pressionar o Facebook a censurar conteúdo relacionado à Covid-19 em 2021. Em carta ao Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, ele afirmou que a Casa Branca insistiu na remoção de informações, incluindo humor e sátira. E admitiu que a empresa cedeu à pressão. A Casa Branca respondeu, defendendo suas ações como medidas para proteger a saúde pública durante a pandemia. A controvérsia ocorre em meio a acusações de que o Facebook censurou pontos de vista conservadores, o que foi rejeitado pela Suprema Corte, que declarou que as decisões de censura foram da rede social e não do governo. (Ars Technica)

Hackers ligados ao governo chinês, conhecidos como Volt Typhoon, exploraram uma vulnerabilidade desconhecida em um software da Versa Networks para atacar provedores de internet nos Estados Unidos. A falha foi descoberta por pesquisadores da Black Lotus Labs, que alertaram as autoridades. O objetivo era ter acesso a outras redes conectadas aos servidores vulneráveis. A Versa lançou um patch de emergência para corrigir a falha. O incidente foi reportado à Cisa, agência de cibersegurança dos EUA. (Techcrunch) 

Fonte: Canal do Meio (28/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".