terça-feira, 27 de agosto de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre Telegram, Tesla, pesquisa da Qustodio sobre crianças e comentário de Harari sobre IA

O bilionário CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso em um aeroporto na noite de sábado nos arredores de Paris e colocado sob custódia por supostos delitos relacionados ao app de mensagens, segundo a AFP. Ele foi acusado de não mitigar o uso indevido de sua plataforma para atividades criminosas.

Tesla não é ‘para quem tem coração fraco’, afirma executiva que pediu demissão da empresa de Musk. Saída de Venkataratnam é a mais recente em uma linha de pelo menos seis outros executivos de alto nível que deixaram a empresa este ano.

Relatório da Qustodio, empresa de software de controle parental, mostra que mais de 30% de crianças entre 7 e 9 anos, conhecidas como “iPad kids”, usa o X (antigo Twitter) e que 44% já têm seu próprio tablet. Baseada em dados de uso reais de cerca de 180.000 famílias, a pesquisa aponta que 28% das crianças usam o Reddit e 26% estão no Facebook. A Qustodio alerta os pais sobre a exposição dos filhos a conteúdos inadequados, como discurso de ódio, pornografia e desinformação. (TechCrunch)

“Nunca invoque poderes que não pode controlar”, alerta o escritor Yuval Noah Harari, para argumentar que a inteligência artificial pode ameaçar a democracia e dividir o mundo. Interessante que a sua visão parece mais afim aos filmes distópicos do que à realidade do aprendizado de máquina.  “A maior ameaça da IA é que estamos invocando para a Terra inúmeros novos agentes poderosos que são potencialmente mais inteligentes e imaginativos do que nós, e que não compreendemos ou controlamos completamente.” (Guardian)

Fonte: Bloomberg e Canal do Meio (26/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".