Cerca de 80 aposentados ocuparam, o saguão de entrada do prédio da Petrobras, no Centro do Rio. Segundo o diretor do Sindicato dos Petroleiros, o aposentado Edson Munhoz, o grupo só pretendia deixar o local depois que uma comissão fosse recebida pela presidente Graça Foster.
Os aposentados querem o cumprimento de um acordo salarial que, segundo Munhoz, garante que eles recebam o equivalente a 90% do salário dos trabalhadores da ativa. Segundo o sindicato, esse acordo não é cumprido há 17 anos.
"A cada ano que passa recebemos menos. Tem petroleiro aposentado que está passando fome. Viemos conversar com a presidente na terça-feira, mas como ela insiste em não nos receber, decidimos em assembleia ocupar o saguão do prédio até que alguém venha falar com a gente", contou Munhoz.
Segundo ele, como a primeira intenção não era a ocupação do prédio, dos cerca de 250 aposentados que participavam do movimento na frente do prédio, uns 80 permaneceram no local. Eles dormiram no chão, sem colchonete ou barracas.
"Não estamos impedindo a entrada de ninguém , mas dentro do prédio temos como pressionar mais a presidência para receber a comissão. Nosso ato é contra essa discriminação com os aposentados", disse Munhoz.
Além da equiparação salarial, os aposentados também reivindicam melhorias no plano de assistência médica e no sistema de empréstimos pela Petros.
A Petrobras afirmou que a área de recursos humanos, responsável pelas questões trabalhistas, conversou com o grupo - que concordou em desocupar as dependências do prédio.
A Petrobras diz ainda que não houve registros de manifestações nas unidades operacionais ou outros prédios administrativos. As atividades da companhia seguiram normalmente e a produção e o abastecimento do mercado estavam garantidos.
Fonte: G1 (02/10/2014)
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Fundos de Pensão: Assistidos de plano da Petros (Petrobras) fazem vigília e cobram benefícios contratados pelo plano
Postado por
Joseph Haim
às
17:57:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".