quinta-feira, 8 de agosto de 2024

TIC: Segundo CPQD, Open RAN também é oportunidade para provedores de internet

 


Em uma palestra durante a NETCOM 2024 ontem (5/8), Gustavo Correa, gerente executivo de Soluções em Conectividade do CPQD, apontou que as redes de acesso por rádio aberta (Open RAN) diminuem o custo de capex entre 30 a 40% na comparação com infraestruturas tradicionais. 

Além disso, por conta das ferramentas de automação, o custo de opex pode ser até 50%. Essas vantagens não estão restritas somente a grandes operadoras e provedores também podem se aproveitar dessa tecnologia, segundo Correa.

Ele explicou que é possível adotar o Open RAN em uma operação mesmo com número baixo de de usuários e se aproveitar da escalabilidade da solução para crescer. O custo para adesão também está caindo ano a ano graças a popularização dos servidores que rodam aplicações Open RAN. “Hoje a gente já consegue montar essa rede a um custo baixíssimo como se fosse de uma solução de um vendedor tradicional”, destacou.

O problema para um provedor é a migração para a rede aberta. Correa reconhece que não é possível aproveitar totalmente o legado e que será necessário investir em novos hardwares. “Ele pode até reaproveitar alguns desses hardwares quem tem soluções cloud ran, por exemplo, o salto é mais simples a infraestrutura está preparada para isso.”

Outra questão está na operação dessas soluções de redes abertas. Correa explicou que não é muito diferente da operação de uma rede tradicional e que a complexidade está em estruturar as aplicações. Neste ponto entra o papel do CPQD, que tem buscado estruturar um ecossistema de integradores e capacitar o setor para implantar e operar sistemas de Open RAN.

Ele disse que o mercado brasileiro tem dificuldade de ser competitivo em hardware, muito importante na montagem de redes tradicionais, mas somos mais competitivos em software. Isso pode fazer a diferença na hora de montar uma infraestrutura Open RAN.

Fonte: IPnews (06/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".