segunda-feira, 12 de abril de 2021

Fundos de Pensão: A farsa da resolução 08 finalmente se revela e prejuízo mais uma vez fica com participantes



Bastaram alguns dias para que os fatos denunciados pela Anapar no CNPC se concretizassem.

Quem assistiu aos espetáculos de horrores da última reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), no dia 30 de março, com manobras explícitas da Previc, que conduziu o processo e anulou o papel institucional do presidente daquele colegiado, pode agora comprovar.

Foi publicado no Diário Oficial de ontem, Nº 64, quarta-feira, 7 de abril de 2021, página 22, o verdadeiro motivo que movimentou a máquina do Estado para atender o interesse  particular de um patrocinador, no caso a Vivest (ex- Funcesp, patrocinada por empresas de energia elétrica de SP).

O Conselho Deliberativo da Vivest já havia aprovado, ao arrepio da Lei 109/2001, a mudança de indexador de IGP-DI para IPCA em dois planos – o da Emae e o dos empregados do quadro próprio da Vivest e enviado para deliberação da Previc.  O órgão fiscalizador, diante de um flagrante caso de afronta à legislação, para não adotar as medidas que confrontassem os interesses do patrocinador, impôs uma mudança na resolução para dar ares de regularidades à decisão.

Lamentavelmente é mais uma resolução “sob encomenda” imposta em prejuízo dos participantes, deixando claro que não há a menor preocupação com a preservação de direitos dos participantes e da imagem do sistema de previdência complementar do País. Mais uma vez é o Estado se colocando como despachante de luxo de causas alheias.

Fonte: Anapar (12/04/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".