terça-feira, 20 de abril de 2021

Sistel: APOS divulga desempenho dos planos Sistel em dezembro 2020 e o acumulado do ano


Conheça o desempenho dos Planos Sistel em dezembro 2020 e no acumulado do ano na análise da APOS

Taxa de juros atuariais desde dezembro de 2019:

·    CPqDPrev = 4,09% a.a.

·    PBS-CPqD = 4,09% a.a.

·    PBS-A = 4,09% a.a.

·    PAMA = 3,90% a.a.

As metas são acrescidas de INPC, isto é, Meta = Taxa de juro atuarial + INPC.

Meta Rentabilidade InovaPrev

·    até Dez/19: 110%CDI

·    após Dez/19: 140% CDI        

Nota sobre o desempenho dos planos no mês

Devido à variação do índice inflacionário INPC que compõe a meta atuarial ter sido superior à variação do índice inflacionário IPCA do mês anterior, que corrige a maioria dos ativos de renda fixa dos planos CPqD Prev e PBS-CPqD, estes apresentaram rentabilidade inferior à variação da meta atuarial, não obstante a variação positiva do segmento de renda variável. No CPqDPrev a rentabilidade acumulada praticamente empatou com a meta atuarial. No PBS-CPqD a meta foi superada em 4,51%.                                                                                                                                                                            

As carteiras de investimentos dos planos PBS-A e PAMA encerraram o mês com uma rentabilidade inferior à variação da meta atuarial, impactadas principalmente pela variação do INPC do mês (que corrige a meta) que foi superior à variação do IPCA e IGPM do mês anterior que indexam aplicações em títulos públicos e que tem participação majoritária na carteira dos planos. No entanto, face à participação de títulos públicos indexados ao IGPM na carteira desses planos ser da ordem de 22% e 14% respectivamente e devido à correção deste indexador ter sido elevada em 2020, a rentabilidade desses planos superou significativamente a meta atuarial.                                                                                           

A rentabilidade da carteira de investimentos do InovaPrev encerrou o mês acima da meta atuarial em razão da valorização dos ativos, face à recuperação dos ativos dos segmentos de renda fixa, variável e estruturados.  

A redução da taxa de juros atuarial de 4,09% para 3,9% em dez/2020 acarretou, entre outros impactos, necessidade de alterações em reservas de benefícios a conceder e benefícios concedidos, sobras acumuladas e reversão de fundos de oscilação de taxa de juros integrantes dos fundos previdenciais.        

Os detalhes explicativos de cada tabela acima, especialmente as diversas colunas, podem ser obtidos diretamente no site da APOS.

Fonte: APOS (30/03/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".