quarta-feira, 20 de julho de 2022

Segurança do Usuário: Atenção a Prova de Vida do INSS está sendo usada em novo golpe

 


Com a mudança na prova de vida do INSS, criminosos aplicam um novo golpe. Saiba como se proteger

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam ter atenção, já que criminosos estão aplicando um novo golpe nos aposentados. Dessa vez, a estratégia é usar a prova de vida para roubar informações de vítimas que recebem benefícios do INSS. 

Assim, os bandidos agem por meio de ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp. Apesar dessa ser uma nova estratégia, os aposentados e pensionistas sempre foram alvos dos fraudadores que procuram ter acesso aos dados da vítima para aplicar golpes envolvendo dinheiro. 

Nesse caso, com essa nova estratégia os golpistas usam a prova de vida anual, que em fevereiro passou a ser feita por cruzamento de dados. Ou seja, não há necessidade da pessoa ir presencialmente ao banco. 

Mudança na prova do INSS

Primeiramente, com a mudança nos procedimentos da prova de vida do INSS, os segurados só precisam ir ao banco caso seja solicitado. Mas, os criminosos, ao aplicar o golpe, solicitam uma foto para finalizar o procedimento.

Portanto, vale ressaltar que os funcionários não entram em contato através de aplicativos de mensagem, ligação, SMS ou e-mail para oferecer serviços de empréstimo. Além disso, não enviam motoboys para casa dos beneficiários. 

Como se proteger 

É preciso ficar atento quando receber ofertas desse tipo e seguir algumas instruções para se proteger. Confira, a seguir, as orientações:

  • Não clique em links de WhatsApp, SMS ou e-mail de contatos desconhecidos; 
  • Confira o remetente dos e-mails;
  • Não compartilhe informações pessoais, dados bancários ou endereço por mensagem ou ligação; 
  • Se receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição por meio dos canais oficiais de atendimento.

      O que fazer se for vítima de golpe do INSS? 

      Nesse caso, a orientação é procurar a instituição financeira e registar uma queixa no site. Além disso, é possível solicitar o bloqueio de contratação virtualmente através do Meu INSS ou ligar para central 135. 

      Vale ressaltar, ainda, que é importante fazer um boletim de ocorrência e avisar os órgãos envolvidos. 

      Fonte: Seu Credito Digital (18/07/2022)

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