segunda-feira, 24 de junho de 2024

Idosos: Fazer uma caminhada depois dos 50 é bom, mas os especialistas dizem que você também deve praticar musculação

 


Modalidade de atividade física ajuda a fortalecer articulações e promove o ganho de massa muscular

Ao completar 50 anos, é comum que algumas pessoas comecem a preparar o corpo para a chegada da terceira idade. A prática de atividade física é um dos primeiros hábitos a ser implementado no novo estilo de vida, sendo a caminhada a opção mais fácil e simples para quem quer se movimentar.

No entanto, para se manter saudável após os 50, especialistas, como Álvaro Puche, famoso personal trainer especializado em idosos, destacam a necessidade de outro tipo de atividade física: os treinos de força, como a musculação. Entenda a importância da musculação após os 50 anos e os cuidados para iniciar o exercício. 

Importância da musculação após os 50 anos

A musculação é um treino de força que auxilia na definição dos músculos e na perda de calorias. Além disso, a musculação é uma forte aliada para quem enfrenta a perda de massa muscular, problema recorrente a partir dos 50 anos.

“Ao passar dos anos, o cuidado com o nosso corpo é mais do que importante. Caso isso não ocorra, será possível visualizar os efeitos da idade no nosso corpo e mente cada vez mais rápido”, afirma Matheus Vianna, personal trainer da equipe do Instituto Nutrindo Ideais.

De acordo com o especialista, a prática de musculação depois dos 50 anos pode promover os seguintes benefícios:

  • Evita a perda de força e de massa muscular
  • Desenvolve os músculos (hipertrofia muscular)
  • Fortalecer as articulações e ossos
  • Evitar ansiedade e sintomas depressivos
  • Protege o sistema cardiovascular de doenças cardíacas
  • Aumenta a longevidade

Cuidados com a musculação depois dos 50 anos

O  personal trainer explica que os cuidados com a prática de musculação depois dos 50 anos são os mesmos em qualquer idade. Antes de iniciar qualquer atividade, é preciso receber orientações de um profissional para entender suas necessidades e limitações pessoais. 

“É importante ser realizada uma avaliação física antes de qualquer prescrição de treino e exercícios, dobrar a atenção na execução dos exercícios e não deixar de realizar sempre novos estímulos para que o corpo não se acostume”, aconselha Vianna.

Fonte: Terra (22/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".