sexta-feira, 14 de junho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias do SpaceX, IA, Meteoro, Google e Oracle

Elon Musk está sendo processado por oito ex-engenheiros da SpaceX sob alegação de assédio sexual e retaliação. Em uma ação judicial, os ex-funcionários dizem que o CEO “criou consciente e propositalmente um ambiente de trabalho hostil e indesejável com base em sua conduta de inserir no local de trabalho fotografias, memes e comentários sexuais vis que humilhavam as mulheres e/ou a comunidade LGBTQIA+”. Após assinarem uma carta aberta em 2022, que levantou preocupações quanto ao comportamento de Musk e a cultura empresarial da SpaceX, os funcionários foram demitidos e, segundo alegam, a ordem teria partido do bilionário. A SpaceX não comentou o caso. (The Verge)

Especialistas em segurança infantil alertam que predadores da dark web estão cada vez mais utilizando inteligência artificial para criar imagens sexualmente explícitas de crianças, especialmente as vítimas “estrela”, como são chamadas nas comunidades de pedofilia aquelas que já são populares. Com a recriação de novas imagens, os sobreviventes dos abusos podem ter novo material circulando na internet, mesmo após se tornarem adultos, aumentando o temor de que o conteúdo ameace suas vidas e carreiras. (Guardian)

Meio em vídeo. Criador do canal Meteoro Brasil, Álvaro Borba usou IA para criar as capas de seus vídeos no YouTube e recebeu muitas críticas e questionamentos. Por isso, optou por não usar mais IA em seu canal. Confira no Conversas com o Meio o que o levou a usar e a desistir da tecnologia, assim como as limitações do jornalismo, a atuação da militância nas redes e sua capacidade de reverberar fake news. (YouTube)

O Google vai permitir que o usuário brasileiro esconda suas informações pessoais que aparecerem na ferramenta de buscas. Isso não significa que elas serão excluídas da internet, mas que o Google não as exibirá. Chamada de “privacidade nos resultados sobre você”, a ferramenta notificará o usuário quando aparecer dados como endereço, e-mail e número de telefone. Até o fim deste ano, estará disponível uma extensão para detectar o vazamentos de dados de documentos oficiais, como CPF, carteira de habilitação e passaporte. (Folha)

Oracle supera expectativas de expansão em nuvem com impulso de IA. Conhecida por software de banco de dados, empresa está focada na expansão de sua unidade de infraestrutura em nuvem para competir com Amazon, Microsoft e Google.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (13/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".