quinta-feira, 13 de junho de 2024

TIC: Google vai ativar dispositivo antifurto nos celulares com Android



O Google vai usar o Brasil como um laboratório para testar a função contra roubos nos celulares Android

↳ O novo recurso vai bloquear a tela automaticamente em caso de um movimento que sugira furto —como alguém agarrar o aparelho e sair correndo.

 O Google usará a experiência por aqui a partir de julho para aperfeiçoar a ferramenta antes do lançamento global, ainda sem data.

Por que no Brasil? A tecnologia foi uma ideia da equipe brasileira da companhia.

 Como funciona: a partir de sensores e aplicativos abertos, o Android percebe os movimentos de "agarrar e correr". Eles são detectados por uma inteligência artificial que interpreta dados de um chip interno conhecido como acelerômetro. Entenda melhor aqui. 

Mais funções. O Google disponibilizará outros recursos de segurança. Alguns exemplos do que também podem acionar o bloqueio: aparelho por muito tempo desconectado da rede móvel; comportamentos incomuns como remoção de chip e permanência em locais nunca frequentados por longo período. 

Na concorrência. O novo sistema operacional dos iPhones, o iOS 18, também oferecerá medidas de segurança. A Apple anunciou a nova atualização nesta segunda-feira (10), que inclui funções de inteligência artificial. 

↳ Haverá a opção de bloquear e esconder determinados aplicativos. E, para acessar, será necessário usar o reconhecimento facial. Veja aqui o que foi anunciado.

Em alta. Dados de 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Brasil teve um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de celulares no ano passado. Foram 999 mil ocorrências em 12 meses. A forte digitalização dos serviços bancários no pós-pandemia, como o uso do PIX, reforça o apelo das medidas de segurança.  

  • A média é de 114 celulares roubados por hora no país, cerca de dois a cada minuto. Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro puxaram a alta nesse tipo de crime.
  • Na cidade de São Paulo, os roubos se concentram na região central, como mostra mapa este interativo da Folha.

 O Brasil também foi escolhido pelo Google porque é o terceiro maior mercado de Android no mundo: são 150 milhões de usuários.

Fonte: Folha de SP (12/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".