terça-feira, 18 de junho de 2024

TIC: As principais notícias do cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Apple, Meta e Microsoft

A Apple deve lançar seus recursos de inteligência artificial ao longo de meses, buscando evitar tropeços com seu Apple Intelligence. Segundo Mark Gurman, em seu boletim na Bloomberg, a tecnologia não estará disponível nas primeiras versões beta do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Quando for lançado, no segundo semestre, chegará como uma prévia para um certo grupo de dispositivos e apenas em inglês. Em alguns casos, poderá haver lista de espera. A assistente de voz Siri ganhará uma atualização este ano, trazendo novidades como nova interface e a capacidade de manter uma conversa mais natural. (Bloomberg)

A inteligência artificial da Meta está produzindo figurinhas de crianças segurando armas de fogo no WhatsApp, enquanto pedidos de stickers com pessoas portando fuzil geram pessoas negras no resultado. Um teste feito pela Folha utilizando o prompt de texto da ferramenta de IA mostra que o comando “Pedro Teixeira segurando fuzil AR-15” gerou a figurinha de dois homens de pele escura e cabelos cacheados com a arma, e dois meninos também negros. Outra solicitação apenas com o nome do personagem gerou imagens de homens brancos e cabelos lisos. De acordo com a cientista da computação Nina da Hora, “o caso do WhatsApp pode ser considerado racismo algorítmico”. A Meta não quis comentar. (Folha)

A Microsoft não vai mais disponibilizar a ferramenta Recall em seus novos notebooks, que começam a ser enviados amanhã aos clientes, após gerar preocupações sobre a privacidade e segurança dos usuários. O recurso usa modelos de IA para capturar imagens de quase todas as ações executadas no computador, permitindo pesquisar e recuperar aquilo que foi feito e cujos detalhes o usuário não lembra. Por enquanto, a tecnologia será enviada apenas ao grupo de testadores de software no programa Windows Insiders. (AP)

Fonte: Canal do Meio (17/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".