sábado, 8 de junho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do SpaceX, Meta, Google, Bing e Nvidia

A Starship, da SpaceX, completou seu primeiro voo bem-sucedido ontem, ao realizar o lançamento da maior espaçonave do planeta em Boca Chica, no Texas. O quarto teste da companhia de Elon Musk alcançou avanços significativos, como a execução correta e o pouso do foguete propulsor Super Heavy, no Golfo do México, e as reentradas da Starship e do impulsionador na atmosfera da Terra. O voo não tripulado foi uma vitória após três lançamentos problemáticos. A Starship foi projetada para ser reutilizável e seu módulo tripulado será usado pela Nasa para levar astronautas à Lua, na missão Artemis. (CNN)

A Meta anunciou ontem que vai liberar no Brasil em julho a assistente de inteligência artificial integrada ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. A novidade foi divulgada pelo CEO Mark Zuckerberg durante o Meta Conversations, em São Paulo. O recurso, disponível em diversos países desde abril, é alimentado pelo Llama 3, modelo de linguagem da companhia, capaz de responder perguntas, gerar imagens e fazer pesquisas pelo Google e Bing. A interação com a IA da Meta será feita por meio da função de pesquisa das redes sociais. Uma nova integração com o Pix também foi lançada para empresas que utilizam o WhatsApp Business. (Globo)

E um estudo demonstrou que diferentes modelos de IA não conseguem chegar a um acordo sobre temas polêmicos. Pesquisadores de três instituições estudaram as respostas de ferramentas baseadas em análise de texto, incluindo a Llama 3, referentes a questões como direitos LGBTQIA+, bem-estar social e adoção. E constataram que todas ofereceram respostas inconsistentes, refletindo a ótica das fontes usadas para treiná-las. (TechCrunch)

Pedro Doria e Cora Rónai discutem a ascensão da Nvidia, a fabricante americana de placas gráficas e outros produtos tecnológicos, que recentemente se tornou a segunda maior empresa do mundo, atrás apenas da Microsoft. A dupla explica explica o que isso significa para o mercado de tecnologia e IA. (YouTube)

Fonte: Canal do Meio (07/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".