quarta-feira, 19 de junho de 2024

TIC: As principais notícias do cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre controle de redes sociais, DeepMind do Google e uso de IA no desenvolvimento de remédios

Maior autoridade de saúde do Estados Unidos, o cirurgião-geral do país, Vivek Murthy, pediu ao Congresso a criação de um rótulo nas redes sociais, semelhante aos utilizados em embalagens de cigarros, alertando os pais sobre os riscos para a saúde mental dos adolescentes. Ele se disse frustrado com a recusa das empresas de tecnologia a aderir às sugestões como restrição de notificações, reprodução automática e rolagem infinita, que “prejudicam o desenvolvimento de cérebros e contribuem para o uso excessivo”. (The New York Times)

A DeepMind, empresa de pesquisa e desenvolvimento de IA do Google, está criando uma nova tecnologia para gerar trilhas sonoras em vídeos. Chamado de V2A, o recurso utiliza a descrição de uma trilha sonora para criar música, efeitos sonoros e até diálogos que correspondam aos personagens e às imagens. O modelo de IA que alimenta o V2A foi treinado combinando sons, transcrições de diálogos e videoclipes, e seria capaz de compreender os pixels brutos de uma imagem e sincronizar automaticamente os sons gerados, sem necessidade de descrições. Ainda não há previsão de lançamento. (TechCrunch)

E como o desenvolvimento de um remédio pode custar quase US$ 1 bilhão ao longo de 15 anos de estudos – e 90% costumam falhar nos ensaios clínicos em humanos —, pesquisadores estão usando IA generativa para melhorar a probabilidade de sucesso. A IA depende de dados como informações moleculares, estruturas proteicas e medições de interações bioquímicas. E aprende com os padrões dos dados armazenados, sugerindo possíveis combinações, que são testadas pelos cientistas. (New York Times)

Fonte:  Canal do Meio (18/06/2024)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".