segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Educação Previdenciária: O que é o CNPC e como funciona esse Conselho Nacional de Previdência Complementar



O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) é um órgão federal que tem como objetivo regular o regime de previdência complementar no Brasil.

Cabe a ele funções como regular os fundos de pensão no país, que são formados por uma patrocinadora e que, geralmente, abre os fundos para que a própria empresa ou colaboradores possam contribuir.

O Regime de Previdência Complementar no Brasil tem como objetivo dar proteção previdenciária aos trabalhadores – proteção adicional oferecida pelo Regime Geral de Previdência Social.

O que é e o que faz o CNPC?

O CNPC é nova denominação do então Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).

Ele foi criado em março de 2010 a partir do Decreto nº 7.123, bem como em seu Regimento Interno, Portaria MPS nº 132, de 14 de março de 2011.

A função principal do Conselho Nacional de Previdência Complementar é regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.

Cabe à Secretaria de Política Econômica (SPE), nos termos do Decreto nº 9.003, de 13 de março de 2017, formular e avaliar medidas para o desenvolvimento dos mercados de previdência complementar e também, conforme Portaria MF nº 330, de 4 de julho de 2017, analisar e propor votos e resoluções do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, órgão regulador do setor de previdência complementar fechada (fundos de pensão).

Quem compõe o CNPC?

O Conselho Nacional de Previdência Complementar é presidido pelo ministro da Previdência Social. Ou seja, tem relação direta com o Ministério da Fazenda.

O CNPC conta com 8 membros com direito de voto e mandato de dois anos.

O órgão conta com os seguintes representantes:

  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
  • Casa Civil da Presidência da República
  • Ministério da Economia
  • Entidades fechadas de previdência complementar
  • Patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar
  • Participantes e assistidos de planos de benefícios das referidas entidades

Cada um destes representantes tem um papel a desenvolver sobre as discussões do regime de previdência. O grupo tem suas práticas e condutas supervisionadas.

O conselho tem uma ligação com grandes órgãos federais, como o Sistema Financeiro Nacional e o Ministério da Fazenda. 

Fonte: Eu Quero Investir (18/01/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".