Pandemia afetou diretamente os planos de previdência, mas não com retirada de patrocínio
Levantamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) mostra a entrada de 1.593 novos patrocinadores de fundos de pensão no sistema e a saída de 1.085 entre 2016 e junho de 2022. Apenas no acumulado de janeiro a junho deste ano, 180 novos patrocinadores entraram no sistema e 91 saíram.
Para o diretor-superintendente da Previc, José Roberto Ferreira Savóia, a entrada de novos patrocinadores está diretamente relacionada à política de RH das empresas para retenção de profissionais ou atração de novos talentos. Normalmente, segundo ele, são empresas que incorporaram a visão ESG. “São empresas que têm ações focadas nos colaboradores como melhoria das relações, busca por satisfação”, afirmou Savóia.
O executivo explicou que a pandemia afetou diretamente os planos de previdência, mas não com retirada de patrocínio e sim com aumento de saques e empréstimos para os participantes.
Já o diretor-presidente da Anapar, Marcel Juviniano Barros, destacou, no entanto, que o número de novos patrocinadores tem sido superior aos patrocinadores que saem devido à exigência, imposta com a aprovação da Reforma da Previdência, de que os Estados e municípios com regimes próprios teriam que criar regime de previdência complementar para os seus servidores.
Com a implementação do regime, os benefícios dos servidores estarão limitados ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social, atualmente em R$ 7.087,22.
Fonte: Valor (11/08/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".