quarta-feira, 25 de outubro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Apple, Gradiente, banda larga móvel, Tinder, Nvídia e Google

No último dia de votação no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli pediu destaque no caso em que Apple e Gradiente disputam a propriedade da marca iPhone no Brasil. Com isso, o julgamento será reiniciado no plenário físico. Antes do destaque do relator, o placar estava em 5 a 3 a favor da big tech americana. Dias Toffoli, votou a favor da Gradiente e foi acompanhado por Gilmar Mendes e André Mendonça. Já os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso abriram divergência, sendo seguidos por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O ministro Edson Fachin havia se declarado suspeito. A Gradiente defende que a marca pertence a ela no país, já que a depositou no INPI em 2000, recebendo o registro apenas em janeiro de 2008, um ano após o lançamento do telefone da Apple nos Estados Unidos. (Jota)

O governo instituiu ontem o ConectaBR, programa nacional de melhoria da cobertura e da qualidade da banda larga móvel. O objetivo é ampliar a área em que o acesso à internet é possível no país, reduzir desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento social e econômico. O projeto será desenvolvido e implementado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também vai monitorar e avaliar a prestação de serviços de comunicações móveis. (CNN Brasil)

O Tinder vai permitir que amigos e parentes acessem o aplicativo de relacionamentos para indicar possíveis matches ao usuário. Com a novidade, chamada de matchmaker, o solteiro pode convidar pessoas não registradas no Tinder, mas ainda terá que curtir o perfil indicado e escolher se inicia uma conversa. Usuários do app podem compartilhar um convite com até 15 amigos em um período de 24 horas. O novo recurso do aplicativo já está disponível no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Japão e México. Segundo a empresa, o matchmaker deve ser lançado no restante do mundo nos próximos meses. (Folha)

O setor de tecnologia ganha força desde ontem com a notícia de que a Nvidia estaria utilizando uma tecnologia da Arm Holdings para chips de computadores pessoais. Essa investida da empresa, que já domina o mercado de semicondutores de inteligência artificial, poderia endurecer a concorrência com a Intel nesse segmento.

O CEO do Google no Brasil, Fábio Coelho, disse que a inteligência artificial é a “transformação mais significativa que veremos nesse planeta”. Há sete anos o Google trabalha na tecnologia e agora possui recursos para sua IA generativa, o Bard, com ferramentas como o Vertex AI e o Duet AI.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (24/10/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".