quinta-feira, 19 de outubro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Meta, Baidu e chips para IA

A Meta ampliou seus recursos de privacidade, permitindo que os usuários impeçam o Instagram de coletar dados do aplicativo e de sites visitados, aumentando a capacidade de revisar quais empresas compartilham informações com a big tech, assim como desconectar atividades específicas e limpar informações coletadas. A ferramenta, chamada Atividade Fora das Tecnologias Meta, estava disponível apenas no Facebook. Também é possível baixar simultaneamente as informações das contas nas duas redes sociais. Outro recurso que deve chegar em breve é a transferência de fotos e vídeos do Instagram para outros serviços. (The Verge)

A gigante de tecnologia chinesa Baidu lançou ontem uma nova versão de seu modelo generativo de inteligência artificial (IA). Em evento em Pequim, a empresa apresentou o Ernie 4.0, com tecnologia semelhante ao GPT-4 da Open AI, tornando o rival chinês mais próximo da tecnologia americana. O novo modelo será integrado a todos os produtos da Baidu, incluindo Baidu Drive e Baidu Maps, gerando respostas com texto, imagens e gráficos. A primeira versão do chatbot foi apresentada em março. (Olhar Digital)

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou ontem que planeja impedir a venda de chips mais avançados de inteligência artificial para a China. Em restrições anteriores, os chineses foram impedidos de comprar o Nvidia H100, processador preferido de empresas americanas de IA, restando apenas versões inferiores, como H800 ou A800. O objetivo é impedir o acesso chinês a semicondutores avançados, que possam proporcionar avanços de IA com uso militar. Segundo altos funcionários do governo americano, as novas regras devem restringir o acesso a esses chips e outros vendidos por Intel e AMD. (CNBC)

Fonte: Canal do Meio (18/10/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".