sábado, 14 de outubro de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Google, Amazon, Cloudflare, Meta, Threads e Netflix

O Google, a Amazon e o Cloudflare confirmaram nesta semana terem sofrido um dos maiores ataques cibernéticos da história. Segundo as empresas, os ataques vêm acontecendo desde agosto. De acordo com o Google, a ofensiva “ainda está em andamento” e é sete vezes maior do que o último ataque sofrido pela companhia no ano passado. As três empresas foram alvo do chamado ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), que é uma tentativa de interromper o tráfego normal de um servidor ao causar uma sobrecarga de tráfego. Não se sabe ainda o motivo do ciberataque, mas em alguns casos criminosos também pedem resgate em dinheiro para interromper os ataques. (Valor e CNN)

A União Europeia (UE) alertou o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, sobre a propagação de vídeos com desinformação e deep fakes sobre o ataque do Hamas contra Israel em suas plataformas. O comissário do bloco, Thierry Breton, deu 24 horas para que a empresa controladora de redes sociais como Facebook e Instagram cumpra a legislação da UE e retire conteúdos falsos, como imagens adulteradas e vídeos mal rotulados. Em comunicado à imprensa, o porta-voz da Meta disse que a big tech montou um centro de operações especiais com especialistas para monitorar a situação e tomar medidas contra conteúdos que violam as políticas das plataformas ou as leis locais. À pedido da UE, o X (ex-Twitter) também removeu centenas de perfis ligados ao Hamas e tomou medidas para remover ou apagar dezenas de milhares de conteúdos desde o ataque do grupo a Israel. (BBC)

O Threads lançou nesta semana um botão de editar mensagens. Com a novidade, que chega nos próximos dias, os usuários têm cinco minutos para corrigir erros de digitação, modificar outros trechos da mensagem ou incluir fotos. Vale lembrar que a mesma função é oferecida pelo rival do Threads, o X, mas somente para assinantes pagos da plataforma. Além da edição, a rede social da Meta estreou as notas de voz, que permitem a gravação e postagem de clipes de áudio com até 30 segundos de duração. (Tecnoblog)

A Netflix planeja abrir locais em que os fãs possam mergulhar nos mundos de suas séries de TV favoritas, comprar roupas, provar refeições temáticas e até mesmo uma corrida de obstáculos inspirada em Round 6, um de seus sucessos mais recentes. Serão batizados de Netflix House, de acordo com Josh Simon, vice-presidente de produtos de consumo da empresa. A pioneira do streaming de TV planeja abrir as duas primeiras unidades nos Estados Unidos em 2025 e, posteriormente, expandir o conceito pelo mundo.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (13/10/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".