Fundações já se preveniram reduzindo um pouco a taxa de juros atuarial para 2024
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), de reduzir em 0,50 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, não afeta a política de investimentos de curto prazo das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Segundo o sócio da Aditus Consultoria, Guilherme Benites, a queda da Selic para 11,25% ao ano decidida nesta quarta-feira (31/1) já era esperada e não compromete o atingimento das metas atuariais neste ano.
Ele explica que as EFPCs traçaram as políticas de investimentos no ano passado com uma expectativa de Selic terminal perto de 9% ao ano, o que representa um juro médio na casa de 10% em 2023. “Considerando uma inflação de 4%, a renda fixa ainda é suficiente prá bater as metas do ano”, analisa. "Isso não muda com a decisão de hoje do Copom".
Para Benitez, as NTNBs ainda estão muito atrativas, com taxas até mais altas do que estavam no final do ano passado. “Eu imagino que o efeito desse corte da Selic, no curtíssimo prazo, não traz para as entidades nada diferente do que já era esperado para o médio e longo prazo”, afirma o sócio da consultoria.
Como o corte de 0,50 ponto percentual já era esperado, baseado em indicativos dos comunicados das reuniões anteriores do Copom, esse e os próximos movimentos de queda das taxas já foram incorporados pelas EFPCs nas suas políticas de investimentos deste ano. “No curtíssimo prazo o efeito é nulo, mas é lógico que a trajetória de queda de juros torna as perspectivas daqui prá frente um pouco mais complicadas”, afirma Benitez. "Mesmo que tímido, a gente já começa a sentir um ajustezinho de risco prá cima".
A Aditus dá assessoria a um grupo de 127 Entidades Fechadas de Previdência Complementar, com um total de 448 planos de benefícios e um patrimônio somado de R$ 318 bilhões.
Fonte: Invest. Institucional (31/01/2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".