Hoje com notícias sobre regulação na UE, Apple, Spotify e Reddit
Começou a valer neste sábado a Lei dos Serviços Digitais (DSA) da União Europeia, que impõe novas regras em torno da moderação de conteúdos e da publicidade online. Entre os principais pontos previstos na nova legislação está a proibição de direcionar anúncios a menores de idade com base em dados pessoais ou a qualquer pessoa considerando informações confidenciais, como preferências sexuais ou crenças religiosas. As plataformas e sites passam a ter de informar aos usuários os motivos pelos quais seus conteúdos ou conta foram moderados, além de oferecer uma maneira de contestar qualquer decisão. Grandes companhias, como Meta, Google e X devem seguir a DSA. Apenas pequenos serviços com menos de 50 funcionários e volume de negócios anual inferior a 10 milhões de euros estão isentos. (Verge)
A União Europeia vai multar a Apple em quase R$ 2,7 bilhões após uma investigação antitruste relacionada aos serviços de música da companhia. A revelação é do Financial Times, que indica também que a penalização será registrada em março. A pesada multa é fruto de uma apuração da Comissão Europeia desencadeada após reclamação do Spotify. A empresa sueca acusou a norte-americana de forçar uma alta nos preços por meio das taxas cobradas na AppStore. Assim, a UE pretende enquadrar a big tech por usar das suas plataformas para criar condições desiguais de concorrência em seus domínios. (Globo)
O Reddit fechou acordo com uma empresa de inteligência artificial não divulgada para monetizar a quantidade de dados que trafegam pela plataforma e nos conteúdos gerados pelos usuários da ferramenta. O licenciamento gira em torno de US$ 60 milhões e marca uma nova estratégia da empresa, que busca, segundo o anúncio, distribuir e remunerar de maneira mais justa a produção de conteúdos e o treinamento de inteligência artificial em seus ambientes. É, também, uma forma da empresa colaborar para o treinamento de IA baseado em autorizações, e não como é feito atualmente, com conteúdo “pescado” da web. (Verge)
Fonte: Canal do Meio (19/02/2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".