sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Inovação: O que sabemos sobre o chip cerebral da empresa de Musk

 


A Neuralink, uma das empresas de Elon Musk, fez seu primeiro implante de chip cerebral em um ser humano, e a pessoa se recupera bem, disse o bilionário na segunda (29).

"Os resultados iniciais mostram sinais promissores de atividade neural", escreveu Musk, que criou a startup de chips em 2016.

Qual o objetivo? A ideia inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador usando apenas seus pensamentos.

  • Veja aqui como o chip funciona.

Para quem é destinado? A Neuralink procura candidatos com quadros como tetraplegia, paraplegia, amputação de membros e limitações visuais ou de fala para se candidatar aos testes do Telepathy (Telepatia, em inglês),

  • O estudo usa um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-máquina em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover, disse a Neuralink.

Como foi seu desenvolvimento? A Neuralink já havia feito testes em macacos, porcos e ovelhas. 

  • Alguns dos macacos usados como cobaias morreram durante os experimentos;
  •  Musk afirmou que parte dos animais tinha doenças terminais e que eles não morreram por causa do chip;
  •  Após várias tentativas, a startup recebeu em maio do ano passado a permissão da FDA (agência reguladora americana) para iniciar o recrutamento para o primeiro teste em humanos. 

Por que é diferente? O Telepathy contém mais de 1.000 eletrodos, número muito superior ao de outros implantes. O chip da Neuralink também mira neurônios individuais, para ter maior precisão, enquanto os rivais têm como alvo os sinais de grupos de neurônios.

Fonte: Folha de SP (31/01/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".