quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do TikTok, celulares em sala de aula, Nitendo, Neuralink, Tinder e Signal

A União Europeia abriu uma investigação formal contra o TikTok para verificar se a empresa infringe a Lei dos Serviços Digitais, em vigor desde sábado, em relação às regras de conteúdo online para proteção de menores e de transparência na publicidade. A apuração vai se concentrar no design da plataforma, incluindo a receita de algoritmos, além de analisar se a big tech implementou as medidas exigidas para garantir a privacidade e segurança de crianças e adolescentes. Em comunicado, o TikTok disse que continua trabalhando com especialistas para manter os jovens seguros e espera demonstrar esse trabalho à UE. (Olhar Digital)

Com o objetivo de reduzir distrações, bullying e pressões sociais, o governo inglês orientou diretores de escolas a proibirem o uso de celulares em salas de aula. A adesão das unidades de ensino não é obrigatória. Entre as sugestões estão deixar os aparelhos em casa, entregá-los na chegada ou mantê-los guardados durante as atividades escolares. Enquanto parte dos diretores apoiam a medida, outros argumentam que as instituições já têm políticas eficazes para uso de celulares. (Olhar Digital)

A Nintendo adiou para 2025 o lançamento do Switch 2, nova geração de seu popular console de games, segundo informações da própria companhia aos desenvolvedores de jogos. Isso significa que a empresa não terá um novo modelo para disputar mercado com a Sony (PlayStation) e a Microsoft (X-Box) no Natal. Além disso, ficam adiados também os lançamentos de novos jogos exclusivos para a plataforma, como as populares séries Zelda e Super Mario, uma das mais importantes fontes de renda da empresa. (Globo)

O primeiro ser humano a receber um chip cerebral da Neuralink já consegue mover o cursor de um mouse usando apenas os pensamentos. Pelo menos é o que relatou Elon Musk, dono da empresa. “O progresso é bom, e o paciente parece ter se recuperado completamente, sem efeitos colaterais. Ele é capaz de mover um mouse na tela apenas pensando”, escreveu o bilionário no X. Em setembro passado, a Neuralink recebeu autorização para testar seus chips em humanos, e o primeiro implante foi feito em janeiro. Com a ajuda de um braço-robô, um chip com interface cérebro-computador foi implantado na região cerebral responsável pela intenção de movimento. Musk acredita que essa tecnologia possa ser usada para tratar doenças neurológicas e psiquiátricas. (Reuters)

O Tinder anunciou ontem que usuários de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e México vão poder fazer a verificação de perfil na plataforma. O recurso, que é gratuito, não oferece nenhum benefício imediato, mas testes realizados na Austrália e Nova Zelândia mostraram que os perfis verificados tiveram 67% mais matches. O procedimento é realizado a partir do envio de um documento de identificação com foto e uma selfie de vídeo. O recurso, para aumentar a segurança e tranquilidade dos usuários ao iniciar um contato pelo chat, é liberado após uma conferência da equipe do Tinder. (Tecmundo)

O Signal vai lançar nas próximas semanas um suporte para criação de nome de usuário em seu serviço de mensagens criptografadas de ponta a ponta, sem a necessidade de compartilhar o número de telefone com outras pessoas, que continuará sendo exigido ao se registrar no aplicativo. O recurso permite que usuários mantenham seus números privados, reduzindo o risco de sequestro da linha telefônica. Também é possível gerar um QR code ou um link que direciona as pessoas para o nome de usuário. (TechCrunch)

Fonte: Canal do Meio (21/02/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".