sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a Microsoft e OpenAI, Meta e SpaceX

Microsoft e OpenAI revelaram que grupos de hackers estão usando ferramentas de inteligência artificial e grandes modelos de linguagem (LLM), como o ChatGPT, para aprimorar seus ataques online. De acordo com estudos divulgados pelas empresas, hackers de várias origens, incluindo Rússia, Coreia do Norte, Irã e China utilizam IAs generativas para estudar alvos potenciais e contornar medidas de segurança. O grupo iraniano Curium, por exemplo, está usando LLMs para gerar e-mails de phishing e códigos evasivos para evitar a detecção por softwares antivírus. Microsoft e OpenAI estão fechando contas associadas a esses grupos de hackers. (Exame)

De olho na concorrência, o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, fez uma análise do Vision Pro, os novos óculos de realidade virtual da Apple. Em um vídeo publicado no Instagram, o bilionário demonstrou insatisfação com o produto da rival e elogiou o dispositivo de sua própria empresa, o Meta Quest 3. “Após testar o Vision Pro, eu tive certeza que o Quest 3 é melhor em todos os aspectos, ponto”, diz Zuckerberg. Ele deixou uma provocação: “Eu sei que alguns entusiastas ficam bravos quando alguém critica a Apple. Mas a realidade é que a Meta será a líder na nova era da computação espacial.” (g1)

A SpaceX lançou na madrugada desta quinta-feira um módulo robótico rumo ao polo sul da Lua. A missão, chamada de IM-1, é a primeira tentativa de pouso lunar da empresa norte-americana Intuitive Machines e conta com o apoio da Nasa. Partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, o foguete Falcon 9 decolou com sucesso e todas as etapas do procedimento aconteceram dentro do esperado. A previsão é que o módulo lunar chegue à Lua no dia 22 de fevereiro. Se o pouso acontecer, a missão será a primeira a levar uma sonda de uma empresa privada à região e marcará o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural após mais de 50 anos. (g1)

Fonte: Canal do Meio (15/02/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".