quinta-feira, 6 de junho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a OpenAI, Zoom, X, Google e Cisco

Um grupo de ex e atuais funcionários da OpenAI divulgou ontem uma carta aberta pedindo que empresas de inteligência artificial protejam os colaboradores que sinalizam riscos de segurança sobre a tecnologia, para que possam alertar sobre riscos sem medo de retaliação. No texto, o ex-engenheiro da OpenAI Daniel Ziegler afirma que a IA está “avançando rapidamente, e há muitos incentivos fortes para que avance sem a devida cautela”. Daniel Kokotajlo, um dos organizadores da carta, diz que saiu da empresa porque perdeu “a esperança de que agiriam com responsabilidade”. Em resposta, a companhia afirma que já possui um canal para que os funcionários compartilhem suas preocupações. (AP)

E sabe aquela reunião por vídeo que poderia ter sido um e-mail? Se depender de Eric Yuan, fundador e CEO do Zoom, nem desses encontros virtuais você vai mais participar. Entre os ambiciosos projetos da empresa envolvendo IA está a criação de “gêmeos digitais” com capacidade de interagir com outros “clones” em videoconferências e até tomar pequenas decisões pré-programadas, além de conferir e responder a e-mails. “Como aproveitar a IA para que o Zoom Workspace automatize todo esse trabalho? Isso é mais importante para nós agora”, diz. (The Verge)

A X Corp. pediu à Suprema Corte americana que analise se as redes sociais podem ser forçadas a compartilhar dados de usuários com investigadores do governo sem informar aos envolvidos sobre o repasse de informações. A solicitação se refere a ordens de tribunais federais de Washington, obrigando a plataforma de Elon Musk a repassar dados da conta de Donald Trump ao procurador especial Jack Smith, sem que o ex-presidente soubesse. Uma juíza chegou a rejeitar os pedidos da X Corp., argumentando que informar Trump colocaria em risco as investigações sobre sua participação no ataque ao Capitólio. A companhia alega que tais decisões judiciais ferem o direito de comunicação com seus clientes, previsto na Primeira Emenda. (Politico)

O maior vazamento de dados do Google revelou que a companhia vem mentindo para desenvolvedores e empresas que dependem da internet. Mais que isso, o vazamento mostra como a gigante de Mountain View controla a web como um todo.

Na corrida pela IA, Cisco planeja investir US$ 1 bilhão em startups do setor. Plano de investimento busca fazer com que a companhia se torne um participante mais relevante no desenvolvimento da tecnologia.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (04/06/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".