Conselho Deliberativo do Postalis, seguindo orientação do governo, exonera dois principais diretores. Resultado da ingerência política nos fundos de pensão estatais
Os diretores de investimentos e de gestão previdencial do Postalis, respectivamente Hugo Lancarter Mol e Walison de Melo Costa, foram exonerados de seus cargos na semana passada por decisão do Conselho Deliberativo da entidade. Nos bastidores, comenta-se que eles teriam sido indicados por parlamentares do Partido Liberal (PL) que atuam com o Centrão na base de apoio do governo, mas que contribuíram para a MP 1303, proposta do governo para aumentar impostos das bets, fintechs, juros sobre capital próprio, LCI e LCA, expirasse sem ser aprovada em 8 de outubro
Em resposta ao que considerou uma traição desses parlamentares integrantes do Centrão, o governo teria pedido a demissão dos indicados por eles para cargos em estatais, empresas públicas e fundações. O Postalis confirmou a saída dos dois diretores mas não quis comentar o episódio.
A saída de Walison de Melo Costa, diretor de investimentos e de gestão previdencial, foi imediata. Já Hugo Lancarter, diretor de investimentos e AETQ, permanecerá no cargo até a aprovação do nome de seu sucessor pela Previc.
Os dois nomes que devem ocupar as diretorias de investimentos e de gestão previdencial do Postalis vêm da própria fundação. Para a diretoria de investimentos foi indicado o nome de Renne Flud Bueno, que exerce a função de gerente de investimentos da fundação há um ano e meio. Para a diretoria de gestão previdencial foi indicado o nome de Marina de Mello Gama, que exerce a função de gerente administrativa da fundação há dois anos.
Bueno tem cerca de 20 anos de atuação no mercado de investimentos, tendo trabalhado anteriormente nas gestoras do Fator, da Genial e da GGR, além da Vetorial e SLW. É formado em economia pela PUC de São e Paulo e possui MBA em administração de investimentos financeiros pela USP.
Já Gama foi anteriormente assessora especial dos Correios por 10 meses, e antes disso atuou como secretária de assuntos jurídicos e da justiça da prefeitura de Cotia (SP), advogada do escritório Ferreira e Chagas Advogados, e diretora de departamento da Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo (SP). É formada em direito pela PUC-SP e tem mestrado em direito público pela Universidad de Salamanca.
Fonte: Invest. Institucional (19/10/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".