quinta-feira, 23 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da OpenAI, IA no design gráfico e AWS da Amazon

A OpenAI anunciou nesta terça-feira o lançamento do seu navegador com inteligência artificial, o ChatGPT Atlas. Disponível apenas para computadores da Apple por enquanto, o Atlas promete “acompanhar o usuário em qualquer lugar da internet”. Para assinantes Plus, Pro e Business, o modo “agente” já está disponível em versão prévia e permite ao robô executar tarefas de forma autônoma. Entre os principais destaques do navegador estão a memória de navegação, que retém o histórico do usuário para retomar tarefas interrompidas, a integração direta com o GPT dentro da página aberta e a personalização de respostas com base no comportamento online do usuário. O Atlas surge para tentar fazer frente ao domínio de cerca de 3 bilhões de usuários do Google Chrome, que também já incorpora recursos de IA. (The Verge)

Para ler com calma. A chegada da inteligência artificial ao mercado criativo tem gerado tensão entre profissionais do design gráfico. O uso crescente de ferramentas que automatizam a criação de imagens e layouts tem alterado o ritmo de trabalho, distorcido expectativas de entrega e contribuído para a desvalorização de serviços humanos. Profissionais relatam aumento abrupto na carga de trabalho, redução nas demandas por projetos manuais e uma pressão crescente por prazos incompatíveis com o processo criativo tradicional. (Estadão)

Após horas de interrupção, a Amazon informou que a AWS voltou a operar normalmente na tarde de segunda, no que foi a maior pane digital desde o colapso da CrowdStrike, em 2024. Apesar do retorno, a empresa reconheceu que alguns serviços ainda enfrentam lentidão por acúmulo de mensagens, como o Redshift e o AWS Config. O problema afetou empresas e usuários de diversos países, bloqueando desde pagamentos simples até operações de companhias aéreas e reuniões online. Segundo novas informações, a falha teve origem em um subsistema que monitora a integridade dos balanceadores de carga de rede, dentro da rede interna do EC2, principal serviço de computação em nuvem da empresa. Também houve impacto no DNS, impedindo que sistemas acessassem dados críticos armazenados no DynamoDB. (Reuters)

Fonte: Meio (22/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".