Hoje com notícias sobre vazamento de senhas e e-mails, acordo do TikTok nos EUA e novo data center do TikTok no Ceará
Mais de 183 milhões de endereços de e-mail e senhas foram vazados em abril deste ano, segundo Troy Hunt, especialista em cibersegurança e criador do portal Have I Been Pwned. As contas foram interceptadas por um software malicioso (malware), que encaminhou a hackers dados como endereço de e-mail, senha e o site em que eles foram cadastrados. Mais de 90% dos e-mails da lista já sofreram algum vazamento anterior. Os usuários podem verificar se seus endereços estão na lista acessando o site da Have I Been Pwned. Caso esteja, a recomendação é trocar de senha imediatamente, preferindo opções mais fortes e complexas, além de ativar a verificação em duas etapas. (CNN Brasil)
Estados Unidos e Chinachegaram a um acordo final sobre o TikTok. Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, todos os detalhes foram acertados e o entendimento será oficializado na quinta-feira, durante encontro entre os líderes dos dois países na Coreia. A transação prevê que as operações do TikTok nos EUA, incluindo o algoritmo, código-fonte e moderação de conteúdo, fiquem sob controle de um novo conselho, com a Oracle à frente da segurança. A Fox Corp, a Andreessen Horowitz e a Silver Lake também devem participar da nova estrutura. (TechCrunch)
O Ministério Público Federal no Ceará investiga a construção de um data center bilionário em Caucaia, na Grande Fortaleza. O projeto é da Casa dos Ventos e deve atender à ByteDance, controladora do TikTok. Com investimento estimado em R$ 50 bilhões, o centro ocupará área equivalente a 12 campos de futebol e consumirá energia suficiente para abastecer 2,2 milhões de pessoas, mas entidades e indígenas do povo Anacé denunciam ausência de consulta prévia e questionam o licenciamento ambiental simplificado, que dispensou estudos completos de impacto. A empresa afirma que a instalação usará energia renovável e sistema hídrico em ciclo fechado, mas especialistas alertam para os riscos cumulativos sobre um território com histórico de conflitos por recursos e uso do solo. (UOL)
Fonte: Meio (28/10/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".