terça-feira, 14 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com duas notícias sobre proteção de crianças na internet e sobre o robô Figure 3

O governo Lula dará na próxima semana o primeiro passo para definir como será feita a verificação de idade na internet, um dos pontos centrais do ECA Digital. A lei obriga plataformas a criarem mecanismos para proteger crianças e adolescentes, impedindo o acesso a conteúdo impróprio. O Ministério da Justiça vai abrir consulta pública com três métodos propostos: o uso de documento digital, carteira de identidade digital e provas de conhecimento zero, modelo criptográfico que confirma a idade sem revelar dados pessoais. A verificação etária será obrigatória em todos os serviços digitais, do YouTube ao OnlyFans, mas precisa respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados. (UOL)

Enquanto isso, a Comissão Europeia informou que está analisando se grandes plataformas digitais estão, de fato, protegendo crianças e adolescentes na internet. YouTube, Snapchat, App Store e Google Play terão de explicar como verificam a idadedos usuários e impedem o acesso a conteúdos ilegais ou nocivos, como drogas, vaporizadores e materiais que estimulam transtornos alimentares. A investigação faz parte da Lei de Serviços Digitais, que obriga as big techs a reduzir riscos on-line. (Reuters)

A revista Time elegeu o robô Figure 03 como uma das melhores invenções de 2025. Criado pela empresa americana Figure, que tem Nvidia, OpenAI e Microsoft como investidores, o modelo será o primeiro a ser produzido em larga escala e poderá ser usado até mesmo em sua linha de produção. O androide consegue colocar roupas e sabão na máquina de lavar, guardar brinquedos, carregar caixas e bandejas, ou mesmo arrumar os brinquedos das crianças deixados na sala. Apesar de ser um dos focos da fabricante, o Figure 03 será restrito para um grupo limitado de parceiros nesta primeira etapa, não estando disponível para fins domésticos. (g1)

Fonte: Meio (13/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".