sexta-feira, 10 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre golpe da ligação muda, regulação dos big techs, do Google e uma leitura sobre a lógica europeia

Se as ligações mudas já eram um incômodo, hoje elas podem ser também uma ameaça real. Muitos criminosos telefonam para vítimas para clonar a voz de quem atende, por meio de inteligência artificial. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, após a captura do áudio, é feita uma simulação com a voz, para a utilizar em golpes de engenharia social. A clonagem pode ser feita com apenas alguns segundos de gravação. Para se proteger, especialistas recomendam não responder a chamadas silenciosas, ativar filtros para números desconhecidos e restringir o compartilhamento de áudios e vídeos públicos nas redes. (UOL)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pretende negociar diretamente com as big techs as regras que o setor deve seguir no Brasil. Em entrevista, o conselheiro da autarquia Victor Oliveira Fernandes afirmou que, se aprovado o projeto de lei 4675/25, o órgão abrirá diálogo com cada grupo econômico para definir obrigações específicas, em vez de adotar uma regulação automática. A proposta segue um modelo mais flexível, inspirado em experiências como a do Reino Unido, e marca uma tentativa do país de criar uma regulação própria. (UOL)

O Google lançou um novo recurso para o Gemini CLI, sua ferramenta de linha de comando com inteligência artificial, que agora permite integração com extensões criadas por terceiros. Chamada de Extensões Gemini CLI, a novidade inaugura um ecossistema aberto no qual empresas e desenvolvedores podem hospedar extensões em repositórios públicos, como o GitHub, e instalá-las manualmente, sem necessidade de aval do Google. O lançamento ocorre dois dias após a OpenAI apresentar integração de aplicativos com o ChatGPT, que seguem uma lógica mais controlada de curadoria. (TechCrunch)

Para ler com calma. Em Post-Europe, o filósofo Yuk Hui argumenta que vivemos a hegemonia global da lógica europeia de razão, progresso e tecnologia, mas sob o paradoxo de que a Europa perdeu o controle do próprio projeto que criou. Hui propõe que a saída não está em voltar ao passado, mas em aceitar o desabrigo e criar novos caminhos, especialmente a partir do Sul Global. (Folha)

Fonte: Meio (09/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".