sexta-feira, 31 de outubro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias da Microsoft, TikTok e Amazon

Uma falha na infraestrutura de nuvem da Microsoft derrubou sites e serviços em todo o mundo nesta quarta-feira. O site do aeroporto de Heathrow, em Londres, o jogo Minecraft, o sistema da Starbucks e até o Parlamento Escocês registraram instabilidade, além de milhares de outros domínios monitorados pelo Downdetector. A pane afetou o Azure Front Door, que gerencia tráfego para boa parte dos serviços hospedados na nuvem da empresa, responsável por cerca de 20% do mercado global. Segundo a Microsoft, o problema foi causado por uma “alteração de configuração inadvertida” e há tentativa de reversão para um backup anterior, mas sem prazo para solução. O Outlook e serviços do pacote 365 também relataram instabilidade. (BBC)

Três novos recursos do TikTok foram anunciados com o objetivo de ajudar criadores que buscam mais praticidade e receita. O Smart Split usa inteligência artificial para dividir vídeos longos em clipes curtos com legendas e enquadramento prontos, ideal para podcasts e vídeos captados ao longo do dia. Já o AI Outline atua na etapa anterior, com auxílio na geração de roteiros, ganchos e hashtags com base em tendências, mas por enquanto só está disponível para maiores de 18 anos nos EUA e Canadá. E para quem oferece assinaturas com conteúdo exclusivo, agora há a possibilidade de elevar a fatia de receita para até 90%, se cumprir critérios como ter ao menos 10 mil seguidores, 100 mil visualizações no mês e três vídeos exclusivos publicados. (The Verge)

A Amazon anunciou o lançamento do Projeto Rainier, uma superestrutura de computadores espalhada por vários centros de dados nos EUA, equipada com quase meio milhão de chips Trainium2, criados pela companhia. A infraestrutura será usada principalmente pela startup Anthropic para treinar e rodar futuras versões do modelo Claude. Apoiada pela própria Amazon, a Anthropic já está usando o cluster e pretende dobrar a aposta até o fim do ano, quando deve ultrapassar a marca de um milhão de chips em operação via Amazon Web Services. (Reuters) 

Fonte: Meio (30/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".