quinta-feira, 20 de novembro de 2025

IA: Paul McCartney protesta contra IA e lança faixa cheia de chiados e ruídos



Ex-Beatle diz temer a dominação das inteligências e o futuro de compositores mais jovens

Depois de cinco anos sem lançamentos, Paul McCartney gravou uma música atípica, composta por chiados e ruídos. A decisão faz parte do álbum Is This What We Want? (Isso é o que nós queremos?, em tradução livre), lançado por artistas britânicos em fevereiro como protesto contra o "roubo" de direitos autorais por empresas de inteligência artificial. O álbum deve ser prensado em vinil e lançado ainda este mês. 

A nova faixa do eterno Beatle de 83 anos é quase inteiramente silenciosa e sugere que, caso empresas de IA explorem a propriedade intelectual dos músicos para treinar os modelos generativos, a música original será silenciada. 

Segundo reportagem publicada pelo The Guardian, a nova contribuição de McCartney se chama bonus track (faixa bônus). Ela começa com 55 segundos de chiado de fita, seguida de 15 segundos de batidas misteriosas, e retorna para mais 80 segundos de ruídos. A conclusão ocorre em um fadeout lento. 

“Temos que ter cuidado com isso, porque [a IA] pode simplesmente dominar tudo, e não queremos que isso aconteça — especialmente para os jovens compositores e escritores para quem essa pode ser a única maneira de construir uma carreira”, afirma McCartney em entrevista para a BBC, que protesta contra o uso das composições humanas sem autorização ou pagamento de royalties. 

O Reino Unido enfrenta pressão de Donald Trump contra o avanço de regulações. Ao lançar seu Plano de Ação para IA, em 23 de julho de 2025, em Washington, o presidente americano defendeu que conteúdos protegidos por direitos autorais deveriam ser liberados para uso no treinamento de sistemas de inteligência artificial. 

Trump também pediu que outros governos evitem criar regras e regulações que, em sua visão, poderiam dificultar a atuação de empresas de inteligência artificial no mercado.

Fonte: Valor (17/11/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".