terça-feira, 11 de novembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do ChatGPT, Amazon e limite de 15 anos para acesso a redes sociais na Dinamarca

Com 50 milhões de usuários e 140 milhões de mensagens por dia, o Brasil é um dos três maiores mercados do ChatGPT no mundo, segundo Sam Altman. Em entrevista, o CEO da OpenAI afirmou que o país está no centro da estratégia da companhia, que planeja abrir um escritório em São Paulo até o fim do ano. Para Altman, “a energia será o limitador de longo prazo da quantidade de IA que podemos ter no mundo”, prevendo matrizes nuclear e solar como dominantes no futuro. Altman defendeu o uso da IA em setores como saúde, sobretudo em regiões com poucos médicos, e no jornalismo. (Veja)

A Amazon lançou o aplicativo Amazon Bazaar, destinado à compras de baixo custo direcionado a mercados na Ásia, África e América Latina, onde a maioria dos itens custa menos de US$ 10. O app está disponível em 12 países, e o Brasil ainda não está contemplado. A novidade usará credenciais da Amazon e tem objetivo de concorrer diretamente com plataformas de compras chinesas como Temu e Shein. (TechCrunch)

A Dinamarca vai impor uma idade mínima nacional para redes sociais. Menores de 15 anos não poderão acessar plataformas com conteúdos ou funções prejudiciais, exceto se tenham pelo menos 13 anos e o aval dos pais. O pacote inclui o investimento de 160 milhões de coroas em iniciativas de proteção digital, como fiscalização de influenciadores. A primeira-ministra Mette Frederiksen já havia defendido limites ao uso de redes por crianças, alertando para impactos na saúde mental. (Deutsche Welle)

Fonte: Meio (10/11/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".