sábado, 29 de novembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre reprodução de vídeos protegidos, combate a fraudes digitais e vídeo escanear íris de humanos 

Mais de 700 vídeos do youtuber Felipe Neto aparecem na YT-Temporal-180M, uma coleção de 5,4 milhões de publicações do YouTube usada no treinamento de inteligências artificiais do Google, Microsoft, Baidu e outras empresas sem autorização dos criadores. Esse processo viola as regras da plataforma ao permitir a raspagem automática de conteúdo protegido por direitos autorais. A base também inclui vídeos de alguns dos maiores canais do país, como KondZilla, Maria Clara & JP, além de materiais jornalísticos de veículos como Veja e Correio do Povo. O YouTube afirma que criadores controlam o uso de seus dados e que o Google utiliza o conteúdo para melhorar produtos de IA. (Folha)

A União Europeia chegou a um acordo para endurecer as regras contra fraudes digitais, obrigando bancos e prestadores de serviços de pagamento a reembolsar clientes sempre que falharem na prevenção de golpes e a congelar transações suspeitas. As plataformas online também passam a responder por anúncios fraudulentos que não forem removidos, arcando com custos que hoje recaem apenas sobre os bancos. O pacote ainda exige que o atendimento ao cliente tenha suporte humano, e não apenas chatbots. O texto agora precisa da aprovação formal do Parlamento Europeu e dos Estados-membros para entrar em vigor. (Reuters)

Meio em vídeo. No novo episódio de Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai recebem Juliana Felippe, Diretora Geral da Tools for Humanity, para uma conversa sobre o projeto que escaneia e fotografa a íris de seres humanos em troca de criptoativos. No papo, falam sobre o caos instalado na internet que dividiu opiniões sobre vender imagens da íris, qual a ideia global do projeto da World ID e desmistificam a polêmica do roubo e vazamento de dados. Saiba tudo sobre o assunto. (YouTube)

Fonte: Meio (28/11/2025)


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".