sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Fundos de Pensão: Empréstimos aos participantes de fundos de pensão ficam mais caros com cobrança de IOF



Com a volta da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), as operações de empréstimos aos participantes dos fundos de pensão ficarão mais caras com a cobrança, a partir de amanhã (27/11), da alíquota de 3,38% nessas transações. A cobrança desse imposto tinha sido suspensa pelo governo em 3 de abril e deveria vigorar até 31 de dezembro, mas uma medida provisória do presidente Jair Bolsonaro, publicada no Diário Oficial da União de hoje (26/11) antecipou a cobrança para amanhã (27/11).

A tarifa do IOF é de 3% ao ano para empresas e de 6% ao ano para pessoas físicas, incidindo sobre o valor contratado, mais uma alíquota fixa de 0,38% por operação. A antecipação na cobrança do imposto foi justificada pelo governo como uma forma de custear a isenção da tarifa de energia aos consumidores atingidos pelo apagão de três semanas no Amapá.

O governo estima que o IOF trará para os cofres públicos cerca de R$ 2 bilhões mensais, disse o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

Fonte: Invest. Institucional (26/11/2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".