segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Sistel: Nota de Esclarecimento da Fundação Sistel a respeito de publicação desse blog sobre o superavit do PBS-A

 

Com a finalidade única de esclarecer os leitores desse blog, publicamos abaixo o posicionamento da Sistel relativo as duas postagens aqui feitas nos dias 14 e 15 de novembro.

Antes porem é necessário esclarecer que o conteúdo das duas publicações desse blog foram cópias exatas daquilo que foi publicado em dois outros sites econômicos de prestígio e, por incrível que pareça, no próprio site da Oi, conforme já mencionado e referenciado no conteúdo das postagens. Nenhuma palavra a mais ou a menos ou mesmo modificada  foi publicada por esse blog, relativo a mencionada antecipação de parcelas à Oi, que é o cerne da questão.

Se houve a publicação de alguma informação incorreta, inverídica ou distorcida, como a Sistel afirma abaixo, ela deveria procurar prioritariamente as fontes primárias e secundárias mencionadas e a própria Oi, solicitando a devida correção, e não somente a esse blog.

O Relatório Trimestral da Oi e as duas matérias de referencia às postagens em questão foram respectivamente publicadas no final  da tarde da última sexta feira e durante o último final de semana, período em que a Sistel não fica disponível a seus associados para esclarecer dúvidas ou se posicionar a respeito. 

Em consideração aos leitores sistelados do blog e a própria Sistel, da qual prezo e sou associado, inclusive com o cargo de ex conselheiro deliberativo suplente eleito, segue sua Nota de Esclarecimento:

Sr. Joseph Haim               
Editor responsável pelo Blog Aposentelecom

Prezado Sr.
Fomos surpreendidos pela publicação no Blog Aposentelecom, veiculado no sábado último (14/nov), de notícia com a seguinte manchete “Superavit PBS-A: Dois sites econômicos afirmam que Sistel pagou adiantado R$ 460 milhões à Oi referente a parcelas do superávit do plano PBS-A”.
Consideramos a finalidade do referido Blog em divulgar notícias de interesse do público a quem se destina, no caso os Assistidos do Plano de Benefícios PBS-A, administrado pela Sistel.
Tal condição, entretanto, não retira o dever dos responsáveis pelo Blog, em confirmar previamente a veracidade das informações que divulga, a fim de evitar a veiculação de informações inverídicas ou distorcidas, as tão combatidas “fake news”, que somente contribuem para gerar desinformação e intranquilidade perante o público a que se destina.
No caso específico da matéria acima citada, se tivesse esse veículo tido o cuidado de buscar o posicionamento da Sistel sobre o assunto, antes de divulgar de forma precipitada uma informação incorreta, independentemente da fonte, poderia ser devidamente esclarecido com o correspondente contraponto, evitando assim transtornos desnecessários, em nome da credibilidade e responsabilidade que deve nortear a divulgação de informações.
Especificamente, quanto ao conteúdo da matéria divulgada, a Sistel esclarece que não ocorreu nenhuma antecipação de valores de superávit para a Patrocinadora OI, até mesmo porque a distribuição dos resultados para Assistidos e Patrocinadores do Plano PBS-A, segue rigorosamente regra estabelecida no Regulamento do Plano, conforme aprovado pela PREVIC.
Os superávits do PBS-A vêm sendo pagos, tanto aos assistidos quanto aos Patrocinadores do Plano, regularmente, em 36 parcelas mensais e sucessivas, sendo que no caso da OI, o que houve foi uma operação creditória entre aquela Patrocinadora e instituição financeira envolvendo os recebíveis a título de superávit, sem que tenha sido alterada sob qualquer forma o pagamento parcelado dos valores devidos pela Sistel, que são depositados mensalmente, em conta corrente de titularidade da patrocinadora e à sua ordem.  
Feitos os devidos esclarecimentos, novamente lamentamos o descuido e a precipitação do Blog Aposentelecom que, ao reverberar notícias e informações incorretas e inverídicas, somente colabora com a desinformação, gerando, de forma gratuita e desnecessária, intranquilidade para os assistidos do Plano PBS-A.
Desta forma, esperamos que o Blog Aposentelecom, atendendo ao seu propósito de informar e a fim de minimizar os transtornos decorrentes da divulgação de notícia equivocada, publique com o mesmo destaque os esclarecimentos aqui prestados pela Sistel.

Fundação Sistel - Diretoria Executiva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".