sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Fundos de Pensão: Sindapp aprova novo Código de Ética e e-book sobre comportamento de dirigentes e conselheiros na era digital



A nova edição do Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar foi aprovada pela Diretoria do Sindapp nesta terça-feira (10)

Tendo a promoção da ética como um de seus principais pilares de trabalho, a Diretoria do Sindicato Nacional das EFPCs também aprovou o terceiro e-book produzido pela Comissão de Ética, “Ética no Século 21 – Reflexões”. Abordando temas como fake news, liberdade de expressão e tratamento de dados, a publicação será lançada no estande virtual do Sindapp durante o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, que acontecerá de 16 a 19 de novembro.

Nova edição do Código de Ética 

Instrumento de referência para o sistema, o Código contemplou em sua nova redação diversas sugestões enviadas pelas entidades fechadas durante o período da audiência pública, encerrada em 13 de outubro. As propostas foram avaliadas pela Comissão de Ética do Sindapp, responsável pela elaboração e revisão.

O Diretor de Promoção da Ética do Sindapp, Erasmo Cirqueira Lino, destaca a importância da colaboração recebida. “Agradecemos a todas as associadas que dedicaram tempo para enviar suas sugestões para o Código. Contribuindo, assim, para o aprimoramento deste instrumento de referência para o regime fechado de previdência complementar. Útil, inclusive, para inspirar a atualização dos Códigos internos das entidades”.

Como resultado, o novo texto do Código está alinhado aos normativos mais recentes e de relevância para as EFPC, como a Lei Geral de Proteção de Dados e a Resolução CMN 4.661/2018, além das melhores práticas de governança e conduta ética.

A Coordenadora da Comissão de Ética, Aparecida Pagliarini, ressalta que outra mudança realizada – por sugestão das associadas – foi a inclusão do Termo de Adesão no corpo do documento – instrumento por meio do qual as EFPC manifestam à Comissão sua adesão ao Código.

Como passo seguinte, o documento seguirá para para aprovação das associadas em Assembleia, a ser convocada brevemente. “Esperamos fazer um debate muito produtivo com as associadas, inclusive com a possibilidade de receber novas contribuições”, completa Aparecida Pagliarini.

Autorregulação e Ética 

A adesão ao Código de Ética é realizada de forma voluntária pelas EFPC, por meio do envio do Termo de Adesão assinado ao Sindapp.

A Autorregulação contribui para fortalecer e facilitar esse processo. Conforme aprovado pelas associadas na versão 2020 do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, as EFPC que aderirem a este Código também estarão aderindo ao Código de Ética do Regime Fechado.

Vamos falar sobre Ética? 

O Sindapp também promove a pauta ética em sua página no LinkedIn. Quem seguir o Sindicato nessa rede social poderá assistir à série de vídeos – “Vamos falar sobre Ética?”. A cada semana, profissionais do sistema convidam para uma instigante reflexão sobre conduta, responsabilidade, governança e outros temas intimamente ligados ao debate ético. O vídeo de estreia e o segundo da série, já disponíveis, contam com a apresentação de Aparecida Pagliarini.

Fonte: Abrapp em Foco (12/11/2020)

Nota da Redação: Resta agora saber se a Fundação Sistel, através de seus conselheiros deliberativos, aprovarão a adesão a esse novo Código de Ética.

É lamentável que o Sindapp ou a Abrapp não tenham lançado até hoje um Regulamento Eleitoral padrão e isento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".