A Claro anunciou, nesta quarta-feira (4), a expansão da rede de quinta geração de internet móvel da operadora no Brasil. A empresa oferece o 5G DSS no país desde julho em São Paulo e Rio de Janeiro e, agora, passa a entregar a tecnologia em 12 novas cidades do país.
O 5G DSS da Claro permite o compartilhamento de infraestrutura já instalada para entregar acesso à banda larga móvel ainda mais veloz que o 4G. O professor e diretor de TI do IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação) Mário Moura, em entrevista ao Canaltech, explica que o 5G DSS funciona “como se carros e locomotivas pudessem compartilhar as mesmas estradas otimizando o investimento já realizado e permitindo maior flexibilidade para clientes e operadoras”.
De acordo com a operadora, não há necessidade de adquirir um novo pacote de dados para acessar a rede 5G DSS, mas é bom ter em mente que nem todo celular 5G é compatível com a tecnologia da Claro. No Brasil, três aparelhos possuem suporte a essa rede em específico: Motorola Edge, Moto G 5G Plus e Samsung Galaxy Note 20. Apple e Claro trabalham para que o iPhone 12 chegue ao país compatível com o 5G DSS.
Cidades com 5G DSS da Claro disponível
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, 12 novas cidades passam a ter cobertura 5G DSS da Claro até o final de 2020. A lista é a seguinte:
- Santos André
- São Bernardo
- São Caetano
- Guarulhos
- Campinas
- Santos
- Brasília
- Goiânia
- Manaus
- Belém
- São Luis
- Porto Alegre
Segundo a Claro, a expansão será mais rápida depois que o leilão do 5G for realizado pela Anatel. Isso está previsto para o 2021, mas o governo ainda não definiu todos os detalhes e não tem uma previsão mais exata para a realização da venda das frequências do 5G brasileiro, apesar de o ministro das Comunicações, Fabio Faria, ter falado que seria entre abril e maio.
Fonte: CanalTech (04/11/2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".