Cemig chama de reestruturação migração de participantes do Plano A (BD) para novo CD
A Forluz, fundo de pensão dos funcionários da Cemig, recebeu na última quinta-feira (11/11) uma carta da patrocinadora formalizando proposta para reestruturação do Plano A, cujo patrimônio somava R$ 7,22 bilhões ao final de setembro, com 10.968 participantes assistidos/pensionistas e 191 ativos. A proposta da patrocinadora é criar um novo plano na modalidade de Contribuição Definida (CD) para receber os participantes que quisessem migrar do Plano A.
Para incentivar a migração, a Cemig propõe várias "vantagens", como a transferência integral da Reserva Matemática Individualizada (RMI) para uma conta de aposentadoria individual. Além disso, prevê a possibilidade de saque de parcela à vista, no ato da migração, cujo percentual será estabelecido posteriormente. Prevê ainda que o participante poderá escolher o percentual sobre o saldo que deseja receber mensalmente e, em caso de falecimento, seus beneficiários ou espólio recebem o saldo remanescente.
Em nota, a Forluz diz que as discussões ainda são preliminares e a proposta, após estudos e pareceres, será levada para análise e aprovação do Conselho Deliberativo. Além disso, o assunto será submetido à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Fonte: Invest. Institucional (11/11/2021)
Nota da Redação: Espera-se que esse absurdo proposto pela Cemig não seja aprovado nem pelo conselho deliberativo da Forluz, nem pela Previc, afinal 98% da população do plano A tem direito adquirido a uma aposentadoria vitalícia e planos CDs não são vitalícios.
É necessário que a Previc proíba e rejeite de vez essas tentativas absurdas das patrocinadoras de planos BD vitalícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".