Cada dia que passa são feitas novas alterações das regras do INSS e em 2022 não será diferente, por conta disso nessa matéria vamos explicar um pouco melhor as novas regras que irão mexer com a vida financeira dos aposentados e pensionistas.
O ano está prestes a acabar, e 2022 está logo ai, e as alterações que vão ser mencionadas a seguir será para o ano que vem.
A primeira mudança que iremos falar é sobre a prova de vida, que de fato é algo anualmente obrigatório para todos os aposentados.
Prova de vida em 2022:
A partir do ano que vem o Instituto exigirá que a prova de vida seja feita no mês de aniversário do segurado, essa regra entrará em vigor em 2022 em prol da melhor organização e entendimento do beneficiário.
Vale ressaltar que atualmente a prova de vida encontra-se suspensa até o último dia desse ano, ou seja dia 31 de dezembro.
Porém, ano que vem a atenção deve ser dobrada! O serviço poderá ser realizado no guichê de atendimento, caixa eletrônico ou mesmo pela internet Banking.
Já quem possui biometria cadastrada pode realizar a comprovação por meio de qualquer transação bancária.
Biometria cadastrada no TSE e no Detran também pode ser utilizada para comprovação online.
Lembrando que os dados do segurado deve sempre estar mantido atualizado.
Segunda mudança é referente ao crédito consignado.
Crédito consignado em 2022:
A margem emergencial de 5% que foi aprovada no início deste ano de 2021, tem validade e ela está acabando, dia 31 de dezembro a margem de 40% acaba e a suspensão dos consignados obrigatória também
Ou seja a margem para empréstimos volta a ser 30% para a contratação de empréstimos e 5% destinados para uso de cartão de crédito.
Já a suspensão do consignado, hoje as instituições financeiras são obrigadas a agregar esse serviço, a partir do dia 1° de janeiro elas não terão mais essa obrigação.
Outra mudanças será no bloqueio e desbloqueio para empréstimos.
Bloqueio e desbloqueio para empréstimos em 2022:
Para realizar esse procedimento o segurado deve entrar no portal do MEU INSS, será exigido um documento com foto oficial, bem como de forma presencial.
Caso não consiga concretizar o serviço deve ligar na central de atendimento 135 e agendar um atendimento presencial.
Para conseguir se aposentar em 2022:
Os homens em 2022 terão que completar 65 anos de idade e ter no mínimo 15 anos de contribuição pro INSS. Regra vale para quem contribuiu antes da Reforma da Previdência.
Após a reforma o homem tem de contribuir por pelo menos 20 anos.
As mulheres em 2022 terão que completar 61 anos e meio de idade e ter no mínimo 15 anos de contribuição pro INSS.
Aposentadoria por pontos:
Mulheres precisam atingir 89 pontos e homens 99 pontos.
Pra entender melhor:
- Mulheres: 57 anos de idade e 32 anos de contribuição = 89 pontos.
- Homens: 61 anos de idade e 38 anos de contribuição= 99 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".