terça-feira, 22 de agosto de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre IA, X (ex Twitter) e Adobe

Uma decisão da Justiça dos EUA concluiu que arte criada por inteligência artificial (IA) não pode ser protegida por direitos autorais. A resolução foi apresentada pela juíza Beryl Howell após um processo movido pelo pesquisador Stephen Thaler. CEO da Imagine Engines, ele tentou registrar uma ilustração como se fosse criação do sistema de IA Creativy Machine. Segundo a decisão de Howell, as leis americanas não podem “proteger trabalhos gerados por novas formas de tecnologia operando sem nenhuma orientação de mãos humanas” e a “autoria humana é uma exigência fundamental” para a proteção de uma obra por direitos autorais. A decisão é a primeira nos EUA a delimitar as proteções legais para obras de arte geradas por IA. (Olhar Digital)

Elon Musk anunciou seu desejo de excluir a função de bloquear usuários do X, restringindo a interação entre determinadas contas na plataforma. A novidade foi revelada pelo dono do X ao responder um questionamento sobre os motivos de bloquear ou silenciar alguém na plataforma. Musk afirmou que não há sentido para isso e que o bloco será excluído como um “recurso”, exceto para mensagens diretas. A decisão não tem data para entrar em vigor. (CNN Brasil)

E morreu no sábado o empresário John Warnock, um dos fundadores da Adobe, aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada. Em 1982, Warnock criou a empresa sediada na Califórnia em parceria com Charles Geschke. Antes, foi o principal cientista da Xerox Holdings, onde trabalhou com Geschke. Ele exerceu o cargo de CEO da Adobe até 2000, atuou como CTO até 2001 e se manteve como presidente do conselho até 2017, dividindo o cargo com Geschke – que morreu em 2021, aos 81 anos. (Pegn)

Fonte: Canal do Meio (21/08/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".