quinta-feira, 24 de agosto de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias da Nvidia, Huawei, Zoom e Meta

O lucro da Nvidia no segundo trimestre é a informação mais aguardada do dia pelos investidores, que esperam números acima das previsões que confirmem o entusiasmo pela inteligência artificial. O mercado monitora ainda o índice de gestores de compras (PMI) da Zona Euro e dos Estados Unidos, enquanto aguarda alguma pista sobre o rumo da política monetária no discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), na sexta-feira (25).

Rede secreta de chips. A Huawei Technologies está construindo uma rede de produção paralela de semicondutores em toda a China, com pelo menos cinco fábricas que podem levar a empresa a contornar as sanções dos EUA e ajudar a China a ter acesso a tecnologias de ponta. A empresa já recebeu cerca de US$30 bilhões em financiamento estatal e começou a produzir chips no ano passado, segundo informou a Semiconductor Industry Association em apresentação a seus membros, vista pela Bloomberg.

Reforço na Zoom. Dois fundos da Ark Investment, de Cathie Wood, aproveitaram a baixa das ações da Zoom na terça-feira (22) para comprar mais ações da empresa, onde a Ark tem mais de 4% de participação. A companhia de videoconferências teve desempenho melhor do que o previsto no último trimestre e elevou sua perspectiva para o ano, mas as ações caíram ante preocupações sobre a viabilidade do crescimento no longo prazo. 

A Meta enfrenta um novo embate com o governo do Canadá. O primeiro-ministro Justin Trudeau criticou a companhia por bloquear notícias nas redes sociais sobre os incêndios florestais. Segundo ele, a dona do Facebook coloca o lucro à frente da segurança ao coibir a circulação das informações. As críticas acontecem depois que a Meta começou a bloquear notícias no Facebook e no Instagram para os usuários canadenses devido à aprovação de uma lei que obriga as gigantes de tecnologia a pagar por notícias em suas plataformas de mídias sociais. A Meta argumentou que as novas regras são insustentáveis para o seu negócio. (g1)

E a big tech Meta lançou ontem um novo modelo de inteligência artificial (IA), o SeamlessM4T. A tecnologia é capaz de traduzir e transcrever aproximadamente 100 idiomas por meio de texto e fala. Esse modelo está disponível em código aberto no GitHub, juntamente com o SeamlessAlign, um novo conjunto de dados de tradução. O SeamlessM4T possibilita traduções sob demanda, facilitando a comunicação entre pessoas que falam diferentes idiomas. Além disso, reconhece automaticamente os idiomas de origem. (Núcleo Jor)

A Meta também confirmou ontem o lançamento da versão web do Threads. Os usuários do poderão acessar a plataforma de microblogging ao fazer login em seu site a partir de seus computadores nos próximos dias, segundo a companhia. (UOL)

Fonte: Bloomberg e Canal do Meio (23/08/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".