quinta-feira, 17 de agosto de 2023

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias de IA no Brasil e sua remuneração de conteúdo e da Intel

O Brasil poderá ter um papel importante nas novas tecnologias da era da inteligência artificial (IA), afirmou Royal Hansen, vice-presidente global de engenharia em privacidade, proteção e segurança do Google, em entrevista ao Estadão. O executivo vê o país não apenas como um laboratório na busca por respostas, mas também como um motor capaz de gerar ferramentas globais de privacidade, proteção de dados e cibersegurança. Ele reconheceu os riscos da IA e exemplificou que os chatbots têm sido usados para melhorar e-mails de phishing e criar códigos de malwares. Para Hansen, que estará em evento de segurança do Google no Brasil amanhã, a solução estaria em uma “espécie de corrida entre ataque e defesa”, na qual os bandidos aproveitam as possibilidades da IA enquanto as desenvolvedoras tentam combatê-los. (Estadão)

As discussões sobre possíveis violações de direitos autorais pelo ChatGPT também ocorrem no Brasil. O chamado PL dos Direitos Autorais, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), prevê a remuneração de veículos jornalísticos e artistas pelas big techs. Um dos pontos do projeto também prevê que os chatbots de IA sejam obrigados a remunerar os autores de conteúdo. O PL seria votado nesta semana, mas no fim da tarde de ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que não haverá votação nesta semana. Isso porque não houve acordo acerca de um ponto específico relacionado a conteúdos que foram produzidos antes da lei. (Núcleo Jornalismo e Olhar Digital)

Desistência bilionária. A Intel desistiu da aquisição da israelense Tower Semiconductor, avaliada em US$5,4 bilhões, por não ter conseguido obter a aprovação regulatória a tempo na China. A Intel pagará à Tower uma taxa de rescisão de US$353 milhões.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (16/08/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".