quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Meu Bolso: Copom deve manter Selic; veja as melhores aplicações na renda fixa hoje

 


CD, LCI, LCA ou títulos do Tesouro Direto; qual aplicação rende mais no cenário atual?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve decidir hoje qual será o nível da taxa básica de juros Selic nos próximos 42 dias e a aposta majoritária dos agentes de mercado é que ela deve ser mantida em 15% ao ano, o patamar mais alto em quase 20 anos.

Dirigentes do Banco Central vem notando que a inflação corrente está mais comportada e que já também uma redução nas projeções de inflação captadas pelo Boletim Focus para os anos de 2026, 2027 e 2028, que estão agora em 4,20%, 3,80% e 3,50% ao ano, em comparação com o nível de 4,30%, 3,90% e 3,70% vistos antes da reunião anterior do Copom, de meados de setembro.

Essas estimativas, porém, seguem acima da meta de inflação de 3% perseguida pelo Copom, e é por isso que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, vem insistindo que ainda não é hora de baixar a Selic. Na ata da última reunião, o Copom disse que o cenário “requer uma política monetária contracionista por um período bastante prolongado”.

Maiores retornos da renda fixa

Diante dessa indicação do Banco Central e projeções do próprio Boletim Focus de que a Selic cairá no máximo para 12,25% até dezembro de 2026, quais as melhores aplicações na renda fixa atualmente?

Uma das ferramentas gratuitas do Valor One, plataforma desenvolvida pelo Valor Econômico para auxiliar pequenos investidores, a Calculadora de Renda Fixa mostra os produtos mais rentáveis dessa categoria, a partir de simulações com aportes iniciais e prazos.

Essa ferramenta do Valor One ajuda o investidor, porque a comparação entre CDB, LCI/LCA, diferentes tipos de títulos do Tesouro etc nem sempre é simples, dado que alguns produtos são tributados, outros isentos, alguns são prefixados e outros rendem conforme a variação da Selic ou do IPCA.

Num exemplo de uma aplicação de R$ 5.000 por 12 meses e Selic estável em 15% ao ano, é possível visualizar os retornos e fazer comparações entre as alternativas (ver quadro abaixo).


Na Calculadora, especialistas do Valor estabeleceram os parâmetros iniciais levando em conta as condições de mercado e as regras tributárias atuais. Mas cada usuário pode mudar as premissas e traçar o cenário para o seu próprio objetivo.

Em destaque na simulação realizada, entregando maiores ganhos estão as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) que rendam 85% do CDI, e considerando que elas seguirão isentas de imposto de renda.

Na sequência, vem os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), com tributação de 17,5% para esse período de 12 meses, e, em terceiro lugar, o título Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros, mas está sujeito à taxa de custódia da B3.

Oferecendo praticidade e gestão profissional, os Fundos DI também são boas alternativas no momento, aparecendo em quarto lugar.

Como esperado, a poupança está na lanterna, mas superando a inflação.

Fonte: Valor Investe (05/11/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".