sábado, 1 de novembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do TikTok, WhatsApp e Anatel

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse que a China aprovou a venda do TikTok, após o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping. A ByteDance, dona do aplicativo, manterá menos de 20% da operação nos EUA, e o algoritmo será controlado por uma nova empresa com maioria americana no conselho. A lei americana exige a venda até janeiro de 2025, mas o prazo foi estendido até 20 de janeiro. O Ministério do Comércio chinês confirmou que o tema será tratado “adequadamente”. Apesar dos avanços no acordo, ainda há resistência no Congresso americano a um eventual licenciamento do algoritmo chinês. (Reuters)

Em uma medida para tornar a restauração de conversas mais simples e segura, o WhatsApp permitirá que usuários recuperem seus backups criptografados sem precisar memorizar senhas ou armazenar chaves de 64 caracteres. A nova forma de acesso usará biometria de impressão digital e reconhecimento facial, ou o próprio código de bloqueio do celular anterior e será liberada nas próximas semanas, segundo a Meta. A criptografia ponta a ponta em backups foi lançada em 2021, mas exigia métodos considerados pouco práticos por parte dos usuários. (TechCrunch)

A Anatel ordenou a exclusão do cadastro de milhares de provedores de internet fixa que não regularizaram sua outorga a partir desta quinta-feira. As empresas que não obtiveram autorização formal se tornarão clandestinas, o que configura crime conforme a Lei Geral de Telecomunicações, e poderão ter seus links cortados, embora a agência diga que suspensões levarão em conta serviços públicos em andamento, como hospitais ou delegacias. Segundo estimativas, cerca de 23% dos 22 mil provedores brasileiros possam ser afetados. A medida resulta da recente mudança regulatória que encerrava a dispensa de outorga para pequenas prestadoras com até 5 mil clientes. (UOL)

Fonte: Meio (31/10/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".