sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Comportamento: Saiba como tirar comprovante de vacinação contra a covid-19, o Passaporte da Vacina


Além do comprovante de vacinação, o usuário pode, ainda, ver detalhes dos seus dados cadastrais

Com o avanço da vacinação, eventos e viagens começam a ser permitidos. Com a reabertura, porém, o 'passaporte da vacina' - comprovante de vacinação contra a covid-19 - passa a ser exigido para a entrada nos países e se torna obrigatório em muitas cidades no País, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, para frequentar eventos, bares e restaurantes, por exemplo.

Para tirar o seu passaporte da vacina, o cidadão poderá acessar o Conecte SUS, plataforma criada pelo Ministério da Saúde que permite a emissão do certificado nacional de vacinação contra a covid-19 para quem já completou o ciclo vacinal com as duas doses ou dose única, como é o caso da Janssen.

Além do comprovante de vacinação, o usuário pode, ainda, ver detalhes dos dados da imunização contra a covid-19, os dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).

O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol.



Para usar o aplicativo, basta baixar gratuitamente em qualquer sistema operacional (iOS ou Android). Outra forma de ter acesso ao serviço é pelo site conectesus.saude.gov.br. O usuário precisa ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

O aplicativo permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos: diretamente do aplicativo, com exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código ou em versão PDF, que possibilita a impressão em uma folha no tamanho A4.

O documento, que também pode ser baixado pelo site do Conecte SUS, é uma opção para comprovar a conclusão do esquema vacinal em viagens internacionais e, em breve, terá ainda uso em território nacional.

Caso alguma das duas doses não apareça no aplicativo, não precisa se preocupar. Segundo a pasta, as doses devem constar no sistema em até 10 dias após a data da vacinação.

Depois desse período, caso a vacinação não apareça, o ideal é que o paciente procure o local de vacinação, a secretaria estadual ou a municipal de saúde para solicitar o registro. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”.

Veja abaixo o vídeo que explica mais sobre o Conecte Sus:


Fonte: Valor Investe (01/09/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".