quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Sistel: APOS (Assoc. Aposentados do CPQD) divulga o desempenho dos planos Sistel em julho de 2021

 


Abaixo, os quadros com informações sobre o desempenho dos planos SISTEL referentes ao mês de julho de 2021.

Todas as informações dos quadros abaixo foram extraídas dos relatórios SISTEL de cada plano.

Para cada mês, a principal informação do primeiro quadro é a rentabilidade dos planos: quanto cada um deles rendeu percentualmente no mês e no ano civil corrente; seu desempenho frente à meta estabelecida pela SISTEL; e o seu índice de cobertura, isto é, um indicador de quanto os recursos disponíveis são capazes de cobrir a projeção matemática das obrigações para com os participantes.

O segundo quadro trata principalmente do volume de recursos dos planos, isto é, seu patrimônio social, bem como de outros valores importantes tais como as sobras acumuladas (patrimônio do fundo menos as provisões) e os fundos previdenciais (fundos para cobrir riscos ou flutuações extraordinárias nos compromissos dos planos).

O terceiro quadro dá um panorama sobre a população de participantes de cada plano – ativos, assistidos e pensionistas.

Observações

1) Índice de Rentabilidade x Meta menor que 100%, significa que não foi atingida a meta mensal (ou do ano).                                                   

2) Índice de Cobertura de Provisões Matemáticas:

Se < 100%, significa déficit no mês; se > 100%, superávit no mês.

Índice mais importante para a saúde do plano.

     O Índice de Cobertura de Provisões Matemáticas do InovaPrev é sempre fixo em 100.

3) Taxa de juros atuariais desde dezembro de 2020:
  •  CPqDPrev = 3,90% a.a.
  •  PBS-CPqD = 3,90% a.a.
  •  PBS-A = 3,90% a.a.
  •  PAMA = 4,20% a.a.
       As metas são acrescidas de INPC, isto é, Meta = Taxa de juro atuarial + INPC.

4) Meta da Rentabilidade da InovaPrev
  • até Dez/20: 140% CDI
  • após Dez/20: CDI + 2,5%     

Observações da APOS sobre o desempenho:

As carteiras do CPqDPrev e do PBSCPqD apresentaram rentabilidade inferior à meta atuarial principalmente devido à resultados do segmento de renda fixa. Nesses planos, respectivamente 77% e 84% das carteiras são títulos indexados ao IPCA do mês anterior (0,53%) cuja variação foi inferior à do INPC do mês (1,02%) que compõe a meta atuarial. Cerca de 14% dos ativos da carteira do CPqDPrev e 9% dos ativos na carteira do PBSCPqD são títulos LFT que acompanham a taxa Selic cuja variação no mês (0,36%) foi muito inferior à da meta atuarial (1,34%). 

O plano PBS-A apresentou rentabilidade no mês bem superior à meta atuarial, resultado advindo principalmente do segmento de renda fixa, em função da atualização dos títulos públicos federais (NTN-B e NTN-C), e do resultado da desmarcação de 80.000 NTN-C e posterior venda objetivando recompor a liquidez do plano para cumprir com o pagamento das suas obrigações.                                                                          

O plano PAMA encerrou o mês de julho de 2021 com rentabilidade inferior à meta atuarial devido principalmente a composição da carteira com 70% em títulos indexados à variação do IPCA do mês anterior (0,53%) versus meta atuarial atrelada à variação do INPC do mês (1,02%).                                                                               

A rentabilidade mensal do InovaPrev foi inferior à meta atuarial impactada pelo retorno negativo dos segmentos de renda variável que acompanhou resultados do índice iBovespa e dos estruturados, composto por fundos multimercados não exclusivos e três fundos de carteira própria que também acompanharam a volatilidade do mercado.  

Observações

1) Patrimônio Social = Total de Recursos do Plano.                                                        2) Sobras Acumuladas (Equilíbrio Técnico Acumulado) = Patrimônio Social - Exigíveis - Provisões para Benefícios Concedidos - Provisões para Benefícios a Conceder.         

3) ∆ Sobras Acumuladas e ∆ Fundo Previdencial: valores negativos indicam redução %. Indica a variação percentual em relação a dezembro do ano anterior. 

4) Sobras Acumuladas PAMA são as sobras do Novo Fundo Assistencial constituído com os recursos dos superávits de 2009 a 2011 e parte de 2012 do PBS-A.                         

5) A variação ( ∆ ) do Fundo Assistencial PAMA no ano refere-se às sobras do novo Fundo Assistencial mencionado na Obs. 4.                         

Observações

1) (∆) Mês: significa variação de participantes em relação ao mês anterior.                 

2) (∆) Ano: significa variação de participantes em relação a dez do ano anterior.    

Fonte: APOS (27/09/2021) 

Nota da Redação: Para conhecer o desempenho dos planos Sistel em agosto de 2021, acesse este link e leia a respectiva Nota da Redação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".