terça-feira, 7 de setembro de 2021

Previdencia Privada: Maior entidade, Brasilprev, reformula grade de fundos e lança novos produtos para planos empresariais



Braço de previdência privada e seguros do BB redesenhou leque de produtos para o atacado para se destacar em uma indústria com cada vez mais concorrência

A Brasilprev, empresa de seguros e previdência privada, que tem como sócios o Banco do Brasil e a americana Principal, ampliou seu portfólio de fundos de investimentos para empresas com novas estratégias de renda fixa e multimercados. Tanto o produto instituído – em que o empregador contribui com o plano do colaborador – quanto o produto averbado – em que apenas o colaborador faz as contribuições – agora têm mais opções de produtos para atender a diferentes perfis e necessidades de diversificação.

“O diferencial é a inclusão de novos fundos pensando na diversificação. No total, a nova versão dos portfólios oferece 19 fundos que, individualmente ou combinados, atendem a qualquer demanda dos clientes e perfil de investidor”, explica ao Valor Investe Sandro Bonfim, superintendente de Produtos da Brasilprev sobre o novo portfólio do segmento empresarial. Desse total, seis são de renda fixa e 13 de estratégia multimercado.

Uma novidade recente foi o oferecimento dos fundos do tipo “carteira” na lista de fundos multimercados, com diversificação de classes de ativos feita pela gestora e rebalanceamento automático também para o público corporativo. São quatro tipos e que variam conforme o grau de volatilidade e, consequentemente, risco: Prudente (perfil conservador), Equilibrada (risco moderado), Dinâmica (arrojado) e Audaz (agressivo).

A Brasilprev ampliou seu portfólio de renda fixa e multimercados. Em renda fixa, chegaram ao atacado as estratégias Concept, Premium, Estratégia 2025 e 2035, e Crédito Privado. No caso do fundo Concept, o foco é a proteção do poder de compra dos investidores, por isso, o fundo faz alocação em ativos que, no conjunto, têm vencimento em até dois anos (chamada duration). A estratégia Premium busca superar o CDI, usando como parâmetro a evolução da Dívida Pública Federal (estratégia de risco médio).

Já as Estratégias 2025/2035 buscam obter um prêmio em relação à inflação por meio da alocação em títulos de renda fixa com ajuste automático do nível de risco, ficando mais conservador à medida que se aproxima da data alvo (ano de 2025 ou 2035).

Por fim, a estratégia Crédito Privado tem como objetivo captar o desempenho de títulos de dívida de diferentes empresas, sendo até 80% do patrimônio alocado neste tipo de papel privado.

Além disso, a Brasilprev adicionou também ao portfólio as opções Low Vol, Valor 70 e Ciclo de Vida 2050. Todas com um limite de até 20% da alocação no exterior, uma demanda de investidores.

Taxas - A seguradora também baixou taxas de administração para novos clientes empresariais. “O novo portfólio oferece diversas teses de investimento e preços que variam com o tamanho da empresa e do plano escolhido. Na renda fixa os valores podem variar entre 0,5% a 1,5% e em multimercado de 1,2% a 2%, todas aderentes às estratégias de cada fundo”, explica o executivo.

A vantagem progressiva, que é a redução das taxas de acordo com o saldo acumulado de contribuições da empresa e do participante, só vale, porém, para os produtos averbados, em que apenas o colaborador faz as contribuições.

Novidades - Segundo Bonfim, a companhia continua investindo na atualização desses portfólios e até o fim do ano irá disponibilizar novas opções para o segmento empresarial, com a inclusão de fundos de gestão externa, ou seja, de gestão de terceiros, entre outras novidades.

Hoje, a Brasilprev tem mais de R$ 316 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,4 milhões de clientes.

Fonte: Valor Investe (06/09/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".