terça-feira, 21 de setembro de 2021

Fundos de Pensão: Polícia Federal investiga troca de diretores mancomunada em fundo de pensão Refer (ferroviários)

 


Ação ocorre na Refer, fundo de pensão de funcionários de empresas de trens

O delegado de Polícia Federal, Alexandre Lima Resende, titular da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor), determinou na última sexta-feira, a distribuição  de ofícios e intimações à Previc, TCU e Fundação Refer.

O objetivo da ação da PF é esclarecer os motivos da recente indicação de Carlos Alberto Pinto da Silva como diretor financeiro da Fundação Refer, fundo de pensão de funcionários de estatais ferroviárias.

Carlos Alberto já foi diretor da Refer entre 2018 e 2019 e foi exonerado pelo Conselho Deliberativo do fundo de pensão por conta de investigação em três Inquéritos por gestão temerária e fraudulenta.

Chamou a atenção da PF o fato de os mesmos conselheiros que exoneraram Carlos Alberto em 2019, o terem reconduzido ao cargo dois anos depois.

Também atraiu a PF o fato de um dos novos conselheiros do Refer, José Raimundo de Oliveira, que tomou posse em 1 de setembro, ter seu nome citado em um dos inquéritos policiais em andamento na PF.

À Previc, órgão regulador do setor de previdência complementar, caberá a última palavra sobre a habilitação do diretor indicado, Carlos Alberto.

Ao TCU, que investiga praticas ilegais na gestão do fundo de pensão, durante a gestão de Carlos Alberto, caberá analisar possível tentativa dos antigos gestores, em abafar as investigações.

A PF também determinou a intimação dos Conselheiros Deliberativos e Fiscais da Refer  para explicar os atos praticados. 

Deverão ser intimados os Srs. Cláudio Márcio Bellini, José Raimundo de Oliveira, Sônia Caldas, Maria das Flores Ferreira, Renata Mary Tety, entre outros dirigentes da REFER.

O mesmo conselho deliberativo exonerou na última quinta-feira o presidente da Fundação, Nilton Vassimon, por ações consideradas suspeitas nas áreas jurídica e patrimonial.

Vassimon, em entrevista ao GLOBO, negou que tenha cometido qualquer irregularidade.

Fonte: O Globo (18/09/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".