terça-feira, 21 de setembro de 2021

Fundos de Pensão: Rendimento médio das EFPCs foi de 0,37% em agosto. A Sistel foi bem melhor, mas nenhum plano bateu meta (vide NR)



Levantamento realizado mensalmente pela Consultoria Aditus junto a 119 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), cujo patrimônio somado era de R$ 266 bilhões ao final de agosto de 2021,

apontou uma rentabilidade média de 0,37% no mês de agosto, acima da média de julho que ficou em 0,10%. No acumulado do ano até agosto a rentabilidade média das carteiras ficou em 4,95% e no acumulado de 12 meses até agosto ficou em 8,78% (ver quadro abaixo). 

Das doze classes de investimento em que o levantamento está dividido, as três que apresentaram as melhores performances no mês foram ALM (títulos públicos), Exterior Renda Variável e Exterior Renda Fixa, com altas de 1,35%, 1,48% e 0,61%, respectivamente. Já as três que apresentaram as piores performances no mês foram Renda Variável Ativa, Renda Variável Passiva e Renda Fixa Inflação, com quedas de -2,90%, -2,59% e -0,39%, respectivamente. 

Boletim da consultoria destaca a preocupação do FED, o Banco Central americano, com as perspectivas de inflação para o ano que vem e a desigualdade na recuperação do mercado de trabalho, porém indicando que os critérios de inflação para a diminuição do programa de estímulos monetários já foram atendidos, e os critérios de emprego, embora ainda não tivessem sido atendidos, devem ocorrer nos próximos meses. 

Em relação ao mercado americano, a consultoria destaca a valorização do S&P (2,90%) e a abertura da curva de juros americana, enquanto o dólar ganhou força contra as principais moedas desenvolvidas (alta de 0,42%). Já em relação ao mercado brasileiro, diz que “os ativos não acompanharam o ritmo dos mercados globais, sofrendo o impacto da necessidade de maior alta na SELIC, da pressão inflacionária e de receios com relação ao crescimento do país. Somada a esses fatores, a crescente pressão por flexibilizar a política fiscal com discussões sobre o volume dos precatórios e a expansão de programas sociais afeta, diretamente, o compromisso com o teto de gastos. Como consequência, a curva de juros abriu em toda sua extensão”.

Fonte: Invest. Institucional (18/09/2021)

Nota da Redação: Na Sistel os resultados de agosto foram bem melhor que a média das outras EFPCs, mas nenhum dos 5 planos que atendem o CPQD conseguiu bater sua meta de agosto.

Veja os resultados da Sistel abaixo, em ordem de rentabilidade em agosto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".