Novo perfil investe em ativos de baixa volatilidade e é indicado para associados que estão perto de se aposentar
A Previ lançará, no dia 22/4, o perfil Ciclo de Vida Pré-Aposentadoria, mais uma opção para associados do Previ Futuro. Como o nome já sugere, o perfil é indicado para participantes que estão perto da aposentadoria, e que buscam preservar o saldo de conta.
Seguindo a lógica dos perfis Ciclo de Vida, que têm a exposição a risco reduzida à medida em que a data de aposentadoria se aproxima, esse novo perfil, por ser voltado para quem está prestes a se aposentar, não tem alocação em renda variável e sua carteira é composta por ativos de menor volatilidade, o que permite mais previsibilidade no valor das cotas.
Uma opção de curto prazo
O perfil Pré-Aposentadoria é uma alternativa com foco no curto prazo, desenvolvida para proteger a reserva de quem está perto de se aposentar. Entretanto, a baixa volatilidade em investimentos tem seu preço. Em geral, as possibilidades de ganhos no longo prazo reduzem quanto maior a previsibilidade e menor o risco do investimento. Por isso, o novo perfil só é realmente indicado para quem está perto da aposentadoria e que não deve ter o seu saldo de conta exposto às oscilações do mercado.
Liberação da carência
Em caráter excepcional, a Previ vai flexibilizar a carência para a migração de perfil. A medida visa permitir que todos os associados, inclusive os que trocaram de perfil recentemente, tenham a possibilidade de migrar para o Ciclo de Vida Pré-Aposentadoria sem a necessidade de aguardar os seis meses de carência.
A janela para opção de mudança para o novo perfil se abre em 22/4. Como já acontece atualmente, toda alteração de perfil só é efetivada no dia 20 subsequente à solicitação. Por exemplo, um associado que solicitar a troca de perfil a partir de 22/4 só terá a migração efetivada em 20/5. Nesse caso, ele tem até 19/5 para desistir da migração. Efetivada a mudança para o novo perfil, a carência de seis meses para uma nova solicitação volta a valer.
Muita calma nessa hora!
Sabemos que parte dos associados do Previ Futuro, em especial aqueles que estão no Perfil Conservador, vinha pedindo a criação de um perfil com menor volatilidade. Ainda mais depois de 2024, quando o Conservador chegou a apresentar rentabilidade negativa.
Mas recomendamos cautela antes de realizar a migração para o novo perfil. Isso porque, no atual cenário, em que existe uma expectativa de fechamento da curva de juros a médio prazo, a carteira de Renda Fixa do Previ Futuro, que sofreu em 2024 por conta da marcação a mercado, tende a se recuperar, impactando positivamente todos os demais perfis, principalmente o Conservador.
Antes de decidir, informe-se
O perfil Pré-Aposentadoria atende a uma demanda antiga dos participantes e reforça o protagonismo que o associado do Previ Futuro deve ter na gestão dos seus recursos.
A novidade se soma à Carta do Gestor, informativo mensal lançado recentemente, que detalha o desempenho dos perfis de investimento, a composição das carteiras e as perspectivas para o mercado. Com a Carta, você tem uma ferramenta extra para decidir o perfil mais adequado ao seu momento na jornada de acumulação previdenciária.
Assim, é fundamental estar informado para tomar as melhores decisões. Antes de fazer a migração, recomendamos:
- Consultar a Carta do Gestor, em Prestação de Contas > Carta do Gestor;
- Responder ao questionário de Análise do Perfil de Investidor;
- Avaliar a conjuntura econômica e as previsões de cenários;
- Levar em consideração o tempo até a aposentadoria.
Fique atento: um plano de previdência tem horizonte de longo prazo e objetivo específico: a geração de benefício para a aposentadoria. O melhor perfil é aquele mais adequado às suas características pessoais, período de vida, estágio de carreira e objetivos.
Fonte: Previ (17/04/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".